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Kombi: A tragetória de um dos Carros Mais Amados do Brasil

    A Kombi não é apenas um veículo, é um símbolo cultural que atravessou gerações. No Brasil, sua história começou em 2 de setembro de 1957, marcando o início da produção da Volkswagen no país. Desde então, a Kombi tornou-se tão emblemática que essa data foi consagrada como o Dia Nacional da Kombi. Celebrando os 65 anos de produção nacional, vamos desvendar a trajetória deste carro tão amado pelos brasileiros.

    Os Primeiros Passos da Kombi no Brasil

    A Kombi, primeiro carro da Volkswagen produzido em terras brasileiras, teve um começo marcado pela inovação e adaptação. Inspirada em veículos de transporte de peças que utilizavam o chassi do Fusca, a Kombi nasceu de esboços criados por um importador holandês. Esses esboços levaram ao desenvolvimento do protótipo Tipo 29, que, após ajustes, culminou na apresentação da primeira Kombi em 1949 na Alemanha.

    A Chegada da Kombi e Sua Evolução

    Em 1953, a Kombi chegou ao Brasil, inicialmente montada pela Brasmotor no regime CKD, com peças vindas da matriz europeia. Com mais de 50% de suas peças produzidas localmente, a Kombi tornou-se o primeiro carro nacional da Volkswagen. Em 1959, a Kombi foi responsável por inaugurar a fábrica de São Bernardo do Campo, a primeira da marca fora da Alemanha, que ainda opera até hoje.

    As Versões e Melhorias ao Longo dos Anos

    A Kombi passou por diversas transformações ao longo de sua história. Em 1961, a primeira geração, conhecida como “Corujinha”, ganhou uma versão de seis portas. Em 1967, houve a primeira grande mudança de motor, com a adoção de um 1.5 de 44 cavalos. A segunda geração, apelidada de Kombi Clipper, trouxe uma fusão de elementos do modelo europeu com soluções exclusivas para o Brasil.

    A Kombi e Suas Versões Especiais

    A Kombi não se limitou a ser apenas um veículo de carga. Ao longo dos anos, surgiram versões como a Kombi Diesel, a pick-up cabine dupla e a luxuosa Kombi Carat, com bancos em veludo e interior forrado. Em 2005, a Kombi se despediu do icônico motor 1.6 refrigerado a ar, e em 2006, adotou o motor 1.4 Flex, derivado da família Fox e Polo.

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    O Adeus à Produção da Kombi

    Em 18 de dezembro de 2013, a produção da Kombi chegou ao fim, após 56 anos ininterruptos, devido às novas normas de segurança que exigiam freios ABS e airbags. Para celebrar o encerramento, a Volkswagen lançou a Kombi Last Edition, uma série especial limitada que se tornou objeto de desejo para colecionadores e entusiastas.

    O Legado da Kombi no Brasil e no Mundo

    A Kombi deixou um legado inestimável, não apenas como veículo, mas como parte da história e cultura brasileira. Ela foi capaz de carregar seu próprio peso, destacando-se pela simplicidade e baixo custo de manutenção. A Kombi transcendeu sua função original e tornou-se um ícone de liberdade, aventura e criatividade, marcando a vida de muitos com suas histórias e viagens pelo Brasil e pelo mundo.

    Conclusão: A Kombi e Sua História Marcante

    A história da Kombi é uma narrativa de sucesso, inovação e emoção. Este veículo, um dos mais queridos do Brasil, conquistou corações e se tornou parte integrante do cenário nacional. A Kombi não é apenas um meio de transporte, é um companheiro de jornada que carrega consigo memórias de várias gerações. Mesmo após o fim de sua produção, a Kombi continua viva na memória e no coração dos brasileiros, simbolizando uma época de ouro da indústria automobilística nacional.

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