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Fuja da Oficina Se Ouvir Estas 3 Recomendações de Manutenção!

    Quando se trata de manutenção automotiva, a confiança entre o proprietário do veículo e o mecânico é fundamental. No entanto, há práticas no universo das oficinas mecânicas que podem ser verdadeiras armadilhas para os desavisados. Neste artigo, vamos desvendar três péssimas recomendações de manutenção que, se escutadas, podem não apenas prejudicar seu bolso, mas também a integridade do seu veículo. Fique atento e saiba quando é hora de fugir da oficina!

    1. A “Promoção” de Alinhamento na Troca de Óleo

    Uma prática comum em algumas oficinas é a oferta de um alinhamento “gratuito” a cada troca de óleo. Embora possa parecer um bom negócio à primeira vista, essa estratégia pode esconder uma armadilha. O alinhamento, quando utilizado como chamariz, pode se tornar um meio para o mecânico apontar problemas inexistentes na suspensão do veículo. Antes de aceitar tal serviço, é essencial realizar um check-up completo para garantir que todos os componentes estejam em bom estado. Caso contrário, o alinhamento pode ser inútil, pois qualquer folga na suspensão invalidará o procedimento realizado.

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    2. Limpeza do Sistema de Arrefecimento com Água da Torneira

    Outra recomendação perigosa é a limpeza do sistema de arrefecimento utilizando água da torneira. Alguns mecânicos podem sugerir apenas adicionar o aditivo e completar o restante com água comum. No entanto, a água da torneira contém cloro e minerais que podem acelerar a oxidação e causar ferrugem, comprometendo o sistema de arrefecimento. Essa prática pode levar ao entupimento das galerias do radiador e, consequentemente, ao superaquecimento do motor. A única opção segura é usar o aditivo diluído em água desmineralizada, evitando assim danos sérios ao veículo.

    3. Mudança de Viscosidade do Óleo Lubrificante

    A terceira e talvez mais frequente má recomendação é a mudança da viscosidade do óleo lubrificante, especialmente em veículos com alta quilometragem. Alguns mecânicos sugerem a troca para um óleo mais grosso, como de 15W40 ou 20W50, sob a alegação de que isso compensaria supostas folgas internas do motor. Essa alteração pode causar sérios danos, uma vez que um óleo mais espesso dificulta a lubrificação adequada, principalmente durante a partida a frio, podendo levar a um desgaste prematuro do motor. É fundamental seguir as especificações do fabricante e utilizar o óleo com a viscosidade correta para o seu veículo.

    Em resumo, é crucial ser um consumidor informado e questionador quando se trata de manutenção automotiva. Não se deixe levar por ofertas tentadoras ou recomendações sem fundamento técnico. Busque sempre por mecânicos qualificados e de confiança, que possuam conhecimento teórico e prático para realizar diagnósticos precisos e oferecer soluções adequadas. E lembre-se: conhecimento é poder. Quanto mais você souber sobre o seu veículo e suas necessidades de manutenção, menos dependente será da opinião de terceiros e mais capaz de tomar decisões acertadas para a saúde do seu automóvel.

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