DKW-Vemag: Uma Jornada Nostálgica pela História Automobilística do Brasil
Reviva a era dourada da indústria automobilística brasileira com a DKW-Vemag, a montadora que deixou sua marca na história.
Por: Corolla Importado
A Vemag, ou Veículos e Máquinas Agrícolas S.A., começou suas atividades em 1945 como Distribuidora de Automóveis Studebaker Ltda.
Parceria com a DKW:
No final dos anos 1950 e início dos 60, a Vemag atingiu seu auge quando começou a produzir veículos da alemã DKW sob licença.
Modelos Icônicos:
A Vemag produziu modelos populares como o sedã Belcar, a camioneta Vemaguet e suas derivadas “populares”, a Caiçara e a Pracinha, o jipe Candango e o cupê Fissore.
Entre na Nossa Comunidade
Clique no botão abaixo e faça parte da nossa comunidade no Whatsapp para receber mais notícias e dicas como essa todos os dias na tela do seu celular!
Produzido no Brasil pela Vemag, sob licença da fábrica alemã DKW, entre 1958 e 1967. Foram produzidas 51.072 unidades. Era derivado do sedã DKW F94 e oferecia boa estabilidade, conforto interno e espaço para até seis passageiros, além de uma mecânica bastante robusta.
DKW-Vemag Vemaguet:
Um automóvel brasileiro produzido pela Vemag, sob licença da fábrica alemã DKW, entre 1958 e 1967. Era conhecido por sua simplicidade e robustez, tornando-se popular em áreas rurais e como táxi.
DKW-Vemag Caiçara:
Modelo popular da Vemaguet lançado em 1962, a Caiçara é um carro muito raro. Foram feitas apenas 1.173 unidades até 1964. Era um carro simples, sem cromados e com acabamento muito simples.
DKW-Vemag Pracinha:
Foi um modelo popular da Vemag, mantendo as boas qualidades dos seus irmãos da linha DKW. Chegava aos 125/130km/h com relativa facilidade e ia sempre bem nas ultrapassagens.
Entre na Nossa Comunidade
Clique no botão abaixo e faça parte da nossa comunidade no Whatsapp para receber mais notícias e dicas como essa todos os dias na tela do seu celular!
Um automóvel brasileiro produzido pela Vemag, sob licença da fábrica alemã DKW, entre 1958 e 1963. Foram produzidas 5607 unidades. O nome foi dado em homenagem aos operários que participaram da construção de Brasília, inaugurada em 1960, chamados de candangos.
DKW-Vemag Fissore:
Foi um automóvel brasileiro produzido pela Vemag entre 1964 e 1967, utilizando chassis e mecânica DKW e carroceria idealizada pela Carrocerias Fissore, da Itália. Representou uma tentativa da Vemag de entrar em um mercado de automóveis mais sofisticados.
Desafios e Mudanças:
A empresa enfrentou desafios econômicos e restrições de importação, o que levou à sua fusão com a Volkswagen em 1967.
O Fim de Uma Era:
A Volkswagen encerrou a produção dos carros DKW-Vemag em 1967, marcando o fim de uma era na indústria automobilística brasileira.
Legado:
Hoje, os carros DKW-Vemag são itens de colecionador e símbolos de uma era passada na história automobilística do Brasil.
A história da DKW-Vemag é uma viagem nostálgica ao passado, repleta de inovação, desafios e triunfos. Embora a produção tenha terminado, o legado da DKW-Vemag continua vivo nos corações dos entusiastas de carros.
Junte-se ao nosso grupo do WhatsApp para compartilhar suas histórias e memórias da DKW-Vemag e para saber mais sobre a rica história do automobilismo no Brasil. Clique aqui para entrar no grupo!