DKW-Vemag: Uma Jornada Nostálgica pela História Automobilística do Brasil

Reviva a era dourada da indústria automobilística brasileira com a DKW-Vemag, a montadora que deixou sua marca na história.

Por: Corolla Importado

A Vemag, ou Veículos e Máquinas Agrícolas S.A., começou suas atividades em 1945 como Distribuidora de Automóveis Studebaker Ltda.

Parceria com a DKW:

No final dos anos 1950 e início dos 60, a Vemag atingiu seu auge quando começou a produzir veículos da alemã DKW sob licença.

Modelos Icônicos:

A Vemag produziu modelos populares como o sedã Belcar, a camioneta Vemaguet e suas derivadas “populares”, a Caiçara e a Pracinha, o jipe Candango e o cupê Fissore.

Entre na Nossa Comunidade

Clique no botão abaixo e faça parte da nossa comunidade no Whatsapp para receber mais notícias e dicas como essa todos os dias na tela do seu celular!

Clique Aqui

DKW-Vemag Belcar:

Produzido no Brasil pela Vemag, sob licença da fábrica alemã DKW, entre 1958 e 1967. Foram produzidas 51.072 unidades. Era derivado do sedã DKW F94 e oferecia boa estabilidade, conforto interno e espaço para até seis passageiros, além de uma mecânica bastante robusta.

DKW-Vemag Vemaguet:

Um automóvel brasileiro produzido pela Vemag, sob licença da fábrica alemã DKW, entre 1958 e 1967. Era conhecido por sua simplicidade e robustez, tornando-se popular em áreas rurais e como táxi.

DKW-Vemag Caiçara:

Modelo popular da Vemaguet lançado em 1962, a Caiçara é um carro muito raro. Foram feitas apenas 1.173 unidades até 1964. Era um carro simples, sem cromados e com acabamento muito simples.

DKW-Vemag Pracinha:

Foi um modelo popular da Vemag, mantendo as boas qualidades dos seus irmãos da linha DKW. Chegava aos 125/130km/h com relativa facilidade e ia sempre bem nas ultrapassagens.

Entre na Nossa Comunidade

Clique no botão abaixo e faça parte da nossa comunidade no Whatsapp para receber mais notícias e dicas como essa todos os dias na tela do seu celular!

Clique Aqui

DKW-Vemag Candango:

Um automóvel brasileiro produzido pela Vemag, sob licença da fábrica alemã DKW, entre 1958 e 1963. Foram produzidas 5607 unidades. O nome foi dado em homenagem aos operários que participaram da construção de Brasília, inaugurada em 1960, chamados de candangos.

DKW-Vemag Fissore:

Foi um automóvel brasileiro produzido pela Vemag entre 1964 e 1967, utilizando chassis e mecânica DKW e carroceria idealizada pela Carrocerias Fissore, da Itália. Representou uma tentativa da Vemag de entrar em um mercado de automóveis mais sofisticados.

Desafios e Mudanças:

A empresa enfrentou desafios econômicos e restrições de importação, o que levou à sua fusão com a Volkswagen em 1967.

O Fim de Uma Era:

A Volkswagen encerrou a produção dos carros DKW-Vemag em 1967, marcando o fim de uma era na indústria automobilística brasileira.

Legado:

Hoje, os carros DKW-Vemag são itens de colecionador e símbolos de uma era passada na história automobilística do Brasil.

A história da DKW-Vemag é uma viagem nostálgica ao passado, repleta de inovação, desafios e triunfos. Embora a produção tenha terminado, o legado da DKW-Vemag continua vivo nos corações dos entusiastas de carros.

Junte-se ao nosso grupo do WhatsApp para compartilhar suas histórias e memórias da DKW-Vemag e para saber mais sobre a rica história do automobilismo no Brasil. Clique aqui para entrar no grupo!