A história do Ford Escort Hobby: Um guerreiro urbano

Por: Corolla Importado

O Ford Escort Hobby não foi apenas um carro, foi um guerreiro urbano que conquistou as ruas brasileiras por mais de duas décadas. Lançado em 1990, ele se tornou um dos modelos mais populares e queridos do país, marcando gerações com sua robustez, simplicidade e preço acessível. Sua trajetória, rica em adaptações e conquistas, se divide em três atos distintos, cada um com seus próprios desafios e sucessos.

O Nascimento de um Guerreiro (1990-1996)

Em um mercado dominado por carros compactos simples e sem muitas pretensões, o Escort Hobby surgiu como uma lufada de modernidade e robustez. Inspirado no Ford Escort europeu, ele foi o primeiro carro brasileiro com carroceria hatchback de cinco portas, oferecendo mais praticidade e espaço interno. Além disso, o Hobby se destacava por sua mecânica confiável e dirigibilidade aprimorada, características que o tornaram um carro ideal para o dia a dia na selva de pedra.

O Escort Hobby também teve seus desafios. O acabamento interno era considerado simples e o motor 1.0 não era dos mais potentes. Além disso, o modelo sofria com alguns problemas de qualidade, como falhas na pintura e no sistema elétrico.

Aprimoramento e Consolidação (1996-2001)

A Ford não se intimidou com os contratempos e tratou de aprimorar o Escort Hobby, respondendo às críticas e consolidando sua posição no mercado. O modelo recebeu diversas atualizações, como novos motores, câmbio automático, interior remodelado e suspensões mais refinadas.

O Escort Hobby se tornou um carro ainda mais desejado e confiável, conquistando ainda mais consumidores e se consolidando como um dos modelos mais vendidos do Brasil.

Desafios e Despedida (2001-2004)

Com a chegada de novos players no mercado e a crescente demanda por SUVs, o Escort Hobby precisou se reinventar para manter sua relevância. A Ford lançou a segunda geração do modelo em 2001, com um design totalmente novo e plataforma compartilhada com o Ford Fiesta.

Apesar das mudanças, a segunda geração do Escort Hobby não teve o mesmo impacto que a primeira. O público sentiu falta da robustez e da simplicidade do modelo original.

Em 2004, após 14 anos de produção, o Ford Escort Hobby saiu de linha. Mas seu legado não se apaga. O modelo continua presente nas ruas brasileiras, lembrado com carinho por milhões de pessoas que o tiveram como companheiro de aventuras.

O Escort Hobby pode ter saido de linha, mas sua história jamais será esquecida. Ele continuará vivo na memória dos brasileiros como um dos carros mais emblemáticos de todos.

Entre na Nossa Comunidade

Clique no botão abaixo e faça parte da nossa comunidade no Whatsapp para receber mais notícias e dicas como essa todos os dias na tela do seu celular!

Clique Aqui