Volvo reforça aporte na Carolina do Sul e prepara SUV híbrido para produção norte-americana

A Volvo Cars confirmou que continuará direcionando recursos à fábrica de Ridgeville, nos arredores de Charleston, na Carolina do Sul. O complexo, que já recebeu US$ 1,3 bilhão na última década, opera com capacidade instalada para 150 mil veículos por ano e deverá alcançar uso total nos próximos anos.

Produção atual e futura

Hoje, a linha local monta o utilitário esportivo elétrico Volvo EX90 e o Polestar 3. A partir do fim de 2026, o XC60 — modelo mais vendido da marca nos Estados Unidos — também passará a ser produzido na Carolina do Sul. Entre janeiro e agosto de 2025 foram vendidos mais de 27 mil unidades do XC60 no país, aumento de quase 20 % em relação ao mesmo período de 2024.

Além dos modelos já confirmados, a montadora promete lançar até 2030 um SUV híbrido de nova geração, igualmente fabricado em Ridgeville. Informações de bastidores apontam que o projeto poderá resultar em uma versão internacional do XC70, com autonomia estimada de 200 km em modo 100 % elétrico, posicionando-se entre o XC60 e o EX90 na gama norte-americana.

Importância estratégica

Segundo Luis Rezende, presidente da Volvo Cars para as Américas, “a fábrica de Charleston é fundamental para o nosso plano de crescimento nos EUA”. O executivo acrescentou que a inclusão de mais um modelo no portfólio local “representa um passo decisivo para aproveitar todo o potencial dos investimentos em manufatura e mão de obra na região e acelerar as metas comerciais traçadas para os próximos anos”.

Com unidades produtivas também na Europa e na China, a companhia destaca que a personalização regional de veículos faz parte da estratégia global de expansão e eletrificação da marca.

Com informações de Notícias Automotivas

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