São Paulo – Pensado para ser o novo carro-chefe da Volvo, o SUV elétrico EX90 começa a ser vendido no Brasil depois de um desenvolvimento marcado por atrasos de software e ajustes de segurança. O modelo chega na configuração Performance Ultra Performance, tabelada em R$ 849.950.
Projeto afetado por falhas de software
Apresentado mundialmente no fim de 2022 como o primeiro Volvo “definido por software”, o EX90 teve a produção em Charleston (Estados Unidos) adiada por mais de um ano. Problemas em sistemas como assistente de tráfego cruzado, controle de velocidade em curvas, Apple CarPlay sem fio, carregamento bidirecional e lidar obrigaram a marca a rever prazos.
Plataforma e motorização
O utilitário utiliza a nova arquitetura SPA2, composta por 15% de aço reciclado e 25% de alumínio reciclado. A única bateria oferecida no país é a CATL de 111 kWh, homologada para 459 km pelo ciclo InMetro. Dois motores elétricos garantem tração integral, 517 cv (242 cv dianteiros e 272 cv traseiros) e 92,8 kgfm de torque, permitindo 0–100 km/h em 4,9 s e velocidade máxima limitada a 180 km/h.
Dimensões e aerodinâmica
Com 5,04 m de comprimento, 1,96 m de largura e 2,99 m de entre-eixos, o EX90 exibe linhas limpas, grade fechada, maçanetas embutidas e rodas carenadas. O coeficiente de arrasto é de 0,29 Cx, valor competitivo para um SUV de três fileiras.
Cabine minimalista
O interior segue o design escandinavo, mesclando madeiras claras, materiais sustentáveis e iluminação ambiente sofisticada. Há três fileiras de bancos — a última mais adequada a crianças —, suspensão a ar, isolamento acústico e sistema de áudio Bowers & Wilkins com 25 alto-falantes.
A central de 14,5” utiliza o sistema operacional Google Automotive com conexão 5G. Apesar disso, oferece apenas Apple CarPlay; Android Auto ainda não está disponível. Falhas pontuais foram registradas no funcionamento da chave tipo cartão.
Pacote de segurança
Sensores, câmeras, radares e lidar geram visão de 360° em tempo real alimentada por computador central de alto desempenho. O conjunto permite condução semiautônoma de nível 3 em condições específicas, com desempenho comparável aos sistemas mais avançados do mercado.
Imagem: Internet
Impressões de condução
Com quase 2.800 kg, o EX90 se mostra silencioso e suave. A suspensão a ar e o centro de gravidade baixo conferem agilidade incomum para o porte. No teste, o consumo médio ficou em 4 km/kWh, o que indicaria autonomia prática próxima de 400 km — abaixo dos 459 km homologados.
O modo de frenagem regenerativa se ajusta ao estilo do motorista, e a distribuição de peso contribui para estabilidade, ainda que o foco seja o conforto, não a esportividade.
Apesar dos ajustes eletrônicos em curso, a Volvo aposta que o conjunto de luxo, segurança e tecnologia do EX90 consolidará o modelo como referência entre os SUVs elétricos premium vendidos no país.
Com informações de MotorDream