A Volvo confirmou nesta semana uma atualização ampla para o SUV elétrico EX90 na linha 2026. O novo modelo passará a utilizar arquitetura elétrica de 800 V, capaz de receber até 350 kW em carregadores rápidos e recuperar aproximadamente 250 km de autonomia em 10 minutos. A mudança acontece apenas um ano após o lançamento da versão 2025, equipada com sistema de 400 V limitado a 250 kW e ganho de cerca de 180 km no mesmo intervalo.
Segundo a fabricante, a diferença de voltagem exige alterações estruturais que impossibilitam o retrofit nos veículos já vendidos. Dessa forma, proprietários do EX90 2025 não poderão migrar para o novo padrão de 800 V.
Central eletrônica poderá ser trocada
Apesar da limitação no conjunto de alta voltagem, a Volvo informou que o computador central baseado em chips Nvidia Drive AGX Orin será compatível com os utilitários de 2025. A substituição deverá ser agendada em concessionárias e promete aprimorar funções de segurança, assistência ao motorista e conectividade. O sistema atinge 500 TOPS (trilhões de operações por segundo) e inclui:
- Alertas de risco à frente, acidentes ou pista escorregadia;
- Parada de emergência automática se o condutor não reagir aos avisos;
- Reconhecimento avançado do ambiente ao redor do veículo.
Outras novidades da linha 2026
O EX90 2026 receberá motores e baterias mais leves, embora os números finais ainda não tenham sido divulgados. Hoje, o EX90 Twin Motor entrega 402 cv e 77,6 kgfm, e a configuração Performance alcança 510 cv, 91,2 kgfm e 0-100 km/h em 4,7 s. A nova versão também adiciona teto panorâmico eletrocrômico, cuja transparência pode ser ajustada por botão.
Enquanto diversas montadoras migram para o conector NACS (padrão Tesla) nos Estados Unidos, a Volvo optou por manter o plugue CCS no EX90 2026. Um adaptador para NACS será oferecido de série para uso na rede em expansão no país.
Imagem: Internet
As mudanças destacam a velocidade com que a marca sueca evolui seu SUV elétrico, mas também geram frustração entre clientes que adquiriram a versão 2025 e não terão acesso ao novo sistema de 800 V.
Com informações de Notícias Automotivas