Versão Euro 6 do chassi O 500 eleva exportações da Mercedes-Benz do Brasil na América Latina

A introdução da linha “El Más Potente” do Novo O 500, equipada com motores de 450 cv e 480 cv compatíveis ao padrão Euro 6, colocou a Mercedes-Benz do Brasil em ritmo acelerado no mercado de ônibus rodoviários em 2025. Os cem primeiros chassis foram encomendados por operadores chilenos, e parte dessa remessa já sai da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Modelos e capacidade reforçada

A família agora conta com duas configurações: O 500 RS 2045 4×2, de 450 cv, e O 500 RSD 2548 6×2, de 480 cv. Ambas recebem uma tonelada extra de capacidade nos eixos, ampliando a aptidão para turismo, linhas intermunicipais, fretamento e rotas de mineração nas difíceis estradas andinas, onde a altitude chega a 5 000 m e as temperaturas ficam abaixo de zero.

Projeto focado nos Andes

Segundo Augusto França, gerente de Vendas e Marketing de Ônibus do Regional Center Daimler Latina, o desenvolvimento priorizou motor mais potente, transmissão reforçada e sistemas de segurança exigidos por companhias de mineração. A engenharia local também buscou equiparar o pacote tecnológico dos veículos brasileiros ao dos produzidos na matriz alemã.

Crescimento acima das previsões

Lançado em julho de 2023, o Novo O 500 alcançou mais de 370 unidades exportadas logo no primeiro ano, superando as estimativas iniciais em 150%. De janeiro a setembro de 2025, as vendas totais de ônibus da divisão brasileira avançaram cerca de 50%, passando de 2 963 para 4 440 unidades em relação ao mesmo período de 2024. Desse total, 3 830 veículos foram destinados a mercados latino-americanos.

Principais destinos

Argentina, Chile e Peru puxaram o aumento da demanda em 2025. A Argentina quase dobrou as compras, de 1 181 para 2 305 chassis (+95%). O Chile manteve participação expressiva, com alta superior a 33% e 518 unidades, o que representa aproximadamente 12% dos embarques regionais. Já o Peru registrou expansão de 56%.

Parceria com o Grupo Kaufmann

O desempenho no Chile é impulsionado pela cooperação com o Grupo Kaufmann, representante da marca no país. O centro logístico da empresa em Santiago possui 440 mil m² — sendo 43 mil m² de depósitos e oficinas — e pode acomodar até 10 mil veículos, permitindo finalização, inspeção e entrega personalizada de caminhões e ônibus.

Responsável pela divisão de ônibus e vans do grupo, Max Kaufmann informa que, só em 2024, foram entregues cerca de 650 unidades do El Más Potente no Chile, onde o modelo 4×2 responde por 85% das vendas. Desde o lançamento, a família O 500 ultrapassou 1 900 unidades comercializadas na América Latina e em outros mercados, 860 delas apenas no último ano. A chegada da norma Euro VI em janeiro de 2026, afirma o executivo, deve estimular nova rodada de pedidos, sobretudo nos setores de mineração e transporte interurbano.

A Mercedes-Benz produz o chassi O 500 na chamada linha de montagem Ônibus 4.0 em São Bernardo do Campo, adaptando-o a diferentes legislações de emissões, como Euro 3, 5 e 6, para atender às necessidades de cada país.

Com informações de IG Carros

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