A Volkswagen intensificou a ofensiva no segmento de SUVs subcompactos com o Tera, modelo que vem registrando aumento de vendas nos últimos meses do ano. A marca trata o utilitário como potencial herdeiro do sucesso alcançado pelo Gol e oferece cinco configurações, entre elas a Confort, posicionada no meio da gama.
Motor e desempenho
Na versão Confort, o Tera usa o motor 1.0 TSI três cilindros turbo flex de 116 cv e 16,8 kgfm, ligado ao câmbio automático de seis marchas. Embora entregue menos força que rivais como Fiat Pulse e Renault Kardian, o conjunto exibe médias de consumo de 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina, segundo o ciclo Inmetro.
Projeto e dirigibilidade
Construído sobre a plataforma modular MQB-A0, o SUV combina rigidez estrutural e conforto. A suspensão tem calibração macia o bastante para filtrar irregularidades, mas mantém firmeza em velocidades mais altas.
Visual e interior
Por fora, a Confort incorpora faróis totalmente em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas e lanternas em LED interligadas por uma barra. Dentro da cabine, o painel recebe detalhes em tecido, tela multimídia VW Play de 10,1 polegadas com recursos de inteligência artificial e quadro de instrumentos digital de 8 polegadas. Ar-condicionado automático e carregador de celular por indução são oferecidos em pacote opcional.
O espaço traseiro é limitado, enquanto o porta-malas comporta 350 litros, capacidade comum a todas as versões.
Segurança
Entre os equipamentos, o Tera Confort inclui frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, assistente de partida em rampa, controles eletrônicos de tração e estabilidade e seis airbags.

Imagem: Internet
Preços da linha Tera
• 1.0 MPI: R$ 105.890
• 170 TSI MT: R$ 118.890
• Confort 170 TSI AT: R$ 128.890
• High 170 TSI AT: R$ 141.890
• High 170 TSI AT + Pacote Outfit: R$ 144.220
A Confort custa R$ 13 mil a menos que a High, diferença que elimina itens como painel digital de 10,25 polegadas, bancos em couro, rodas de 17 polegadas, câmera de ré, sensor de chuva e sensor de estacionamento dianteiro.
Com informações de Carros iG