A edição 2024 do prêmio “10 Melhores Motores e Sistemas de Propulsão” da Wards Auto colocou nove conjuntos eletrificados entre os vencedores e reservou apenas uma vaga para um propulsor totalmente a gasolina: o 5.5 V8 biturbo LT7 do Chevrolet Corvette ZR1.
O levantamento, realizado anualmente há 31 anos, passou a incluir sistemas híbridos e elétricos em 2020. Neste ciclo, ficaram entre os escolhidos alternativas híbridas convencionais, híbridas plug-in e elétricas puros, reforçando o avanço da eletrificação no setor automotivo.
O último sobrevivente a gasolina
Instalado na traseira central do Corvette ZR1, o LT7 entrega 1.064 cv e mais de 110 kgfm de torque. O conjunto utiliza virabrequim de plano plano e dois turbos de 76 mm, apontados pela marca como os maiores já aplicados em um veículo de produção. Todo esse desempenho foi alcançado sem qualquer assistência elétrica.
De acordo com Dustin Gardner, engenheiro-chefe assistente do projeto, o desenvolvimento do motor levou mais de sete anos. “A arquitetura do C8 foi concebida para isso. O LT7 é tão largo e potente que apenas um carro com motor central poderia aproveitar tudo o que ele oferece”, afirmou.
Nove sistemas eletrificados completam o ranking
Além do V8 da Chevrolet, a lista contempla:

Imagem: Internet
- BMW M5 PHEV;
- Honda Civic Hybrid;
- Ford F-150 PowerBoost Hybrid;
- Mercedes-AMG E53 PHEV;
- Lucid Gravity (elétrico);
- Hyundai Ioniq 9 (elétrico);
- e outros modelos híbridos e híbridos plug-in que reforçam a predominância de soluções eletrificadas.
O retorno do Ford F-150 PowerBoost Hybrid e do Honda Civic Hybrid ao grupo de vencedores evidencia a consolidação da tecnologia híbrida como alternativa de transição entre motores tradicionais e elétricos puros.
Com informações de Notícias Automotivas