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→ Toyota Yaris Sedan: Avaliação de Consumo e Ruído

    Ele chegou com dois rivais para enfrentar.

    Oriundo do Sudeste Asiático, o Toyota Sedan agora é nacional e quer tirar o deslumbre  da VW Virtus e Fiat Cronos.

    Com aspecto elegante e moderado em relação ao filiado hatch, este sedan espera  voar alto no país.

    Com uma dose bem indicativa, a Toyota quer emplacar um sedan que não tem pretensões tecnológicas, mecânicas e extremamente menos estéticas para exceder a concorrência.

    O Yaris Sedan quer o seu espaço e fidelizar mais clientes para a marca, o que faz bem o Corolla.

    Para isso, traz um coletivo econômico, confortável e com a esfera de conectividade desejada. Prosseguindo a linha da GM, o Toyota Yaris não veio para requerer por porta-malas e nem por poder, oferecendo o mesmo 1.5 do Etios pouca coisa mais robusto.

    Com até 110 cavalos, o Toyota Yaris Sedan não surfa pela “onda dos 128 cavalos” de muitos concorrentes e parte para uma força mediana, satisfatório para o dia a dia.

    Composto com CVT, o sedan se espelha num carro econômico e prático.

    Preço? Nessa versão XLS, nada exceto que R$ 79.990. Nisso a Toyota não quis Concordar de lado a aptidão sua e também das rivais…

    Por fora….

    A Toyota anda atribuindo em muitos dos seus veículos um visual mais expressivo para chamar de cuidado e o Yaris Sedan  não foge à regulamento.

    O compacto traz faróis grandes e puxados, atulhando a visão de uma mercadoria  que quer mesmo impactar.

    A grade diminuta no elemento superior apenas reforça esse característica, que é completo por uma grade enorme que domina da maneira  todo o para-choque.

    Seu, o Yaris Sedan na visão XLS apresenta luzes diurnas em LED e bordas bem delineadas nas laterais, onde estão os faróis  de neblina.

    Nas laterais, retrovisores com repetidores de direção e rebatimento elétrico, além de cromadas.

    Na traseira, as em LED apresentam um formato  visual harmonioso com o grupo  traseiro, que tem porta-malas  não muito proeminente.

    As rodas de liga leve são de aro 15 polegadas e possuem uma modelagem interessante, mesclando preto lustroso e diamante, mas a dimensão das rodas destoa do conjunto, parecendo pequenas demais para a postura do carro.

    No teto, abertura elétrica na análise top dá um ar de sofisticação.

    Por dentro….

    No interior, o Yaris Sedan XLS apresenta um protótipo de acabamento interessante, mesmo  contendo  muitos elementos  plásticos.

    As texturas são leves ao toque, mesmo com o revestimento costurado no painel.

    O grupo do painel é bem importante que aquele visto no Etios, sendo mais tradicional e discreta, mas nada surpreendente.

    Cumpre sua função de regressar o ambiente agradável.

    Os apetrechos são de fácil apreciação e boa impressão ótica, tendo um computador de bordo que faz jus ao nome dele.

    É possível calcular os custos com combustível durante o mês, mostrando assim mais noção dos gastos em longo prazo, desta forma  como um score com “pódio”  para melhor média de gasto.

    O volante em couro é o mesmo do Etios e possui comandos recuados para mídia e telefonia, já que o piloto automático ainda é a clássica alavanca na coluna de orientação.

    Os paddle shifts são discretos.

    O console central tem apliques em cinza e multimídia Toyota Play da Harman com tela de sete polegadas e diversas funcionalidades, durante elas GPS da TomTom  e Waze.

    A Toyota promete atualização para Android Auto e Car Play.

    Há também câmera de ré e Bluetooth, mas somente uma entrada USB entre os bancos.

    O ar-condicionado automático tem boa ótica  e garante comodidade, conforme  os porta-copos garantem recipientes  pequenas e latas, mas a alavanca  do câmbio fica absolutamente  em cima quando está na posição  P.

    Falando nela, escada no seletor e chance de trocas manuais.

    O interno do Yaris Sedan soma  com bom posicionamento dos vidros  elétricos (one touch geral)) e dos retrovisores, abrangendo  o já mencionado rebatimento.

    Há também comandos laterais  para controle de segurança  e ajuste de faróis.

    O porta-luvas é bom e tem compartimento  lateral separado, bem útil para se fixar  um smartphone, por exemplo.

    Os bancos são confortáveis apresentam revestimento em couro  com boa densidade da espuma, seguram o corpo de mecanismo  razoável.

    Atrás, o espaço para as pernas é bom e a extensão é mediana, podendo-se encostar a cabeça no teto no caso de uma pessoa alta de mais de 1,80 m.

    Há apoio de braço interno com porta-copos e todo o compartilhado de segurança exigido.

    O teto solar elétrico ajuda a modificar um pouco o espaço bem sóbrio.

    No caso do porta-malas, sem briga com a competição, o Yaris Sedan disponibiliza  473 litros, que são sim suficientes  para uma família de Grandeza  médio, mas para os mais rígidos  nesse item, o ótimo  então é procurar a dupla  da Fiat e VW.

    Por ruas e estradas….

    Seria bastante bom em vários aspectos, mas peca em um deles, o que destoa imensamente  da proposta.

    Afinal, paga-se R$ 80 mil por um carro que quer ser um “mini  Corolla”.

    Mas antes de falarmos dele, vamos ao que concerne, o desempenho.

    O Yaris Sedan não inovou em motorização, mantendo o conhecido 1.5 Dual VVT-i Flex já usado no Etios Sedan, mas recalibrado para ter quantias um pouco melhores e nesse caso estamos falando de 105 cavalos na gasolina e 110 cavalos no etanol, ambos a 5600. rpm.

    A Toyota também não quis um torque  alto demais, e nem teria  como com esse motivador  aspirado, por isso ele atinge  14,3 kgfm no inicial  e 14,9 kgfm no conforme  combustível. Isso em 4000. rpm.

    Apesar do giro elevado, boa parte da potência  se encontra na cerca  de 2.000 rpm, que é onde esse 1.5 é mais aprazível  em todos os sentidos.

    Bem disposto, ele é capaz  para um desempenho mais discreto, nada esportivo, mas clara  de 3.000 rpm ou mais para saídas  mais animadas e ultrapassagens  nem tão exigentes.

    Para um uso mais bruto, o Yaris Sedan apresentação  que esta não é sua praia. É necessário um giro altamente alto, lá na casa dos 5000. rpm e as respostas  são lentas, pois o CVT vai falhar  até que o totalidade  seja condizente.

    Mesmo com trocas manuais, o câmbio demonstra  que seu foco é a economia  e o conforto, não uma movimento mais esperta.

    Para o aspecto de muitos dos clientes  da marca, o resultado  será agradável em termos  de cotidiano, sem circunstâncias  adicionais.

    Os paddle shifts são um recurso mais para ter do que para usar.

    Em tudo isso, porém, o gasto é bom. Com gasolina conseguimos 12,3 km/l na cidade e bons 15,4 km/l no caminho. Assim, o Yaris Sedan  atende bem quando o tema  é consumo.

    Com tanque de 45 litros, ele produz teoricamente quase 700 km. Nada malMas, o que não agrada  é o nível de ruído. É alto para a sugestão do carro.

    Até 2.000 rpm, por tipo, numa condução urbana, ele é imensamente silencioso. Mas, basta determinado acelerada um pouco mais robusto  para que o barulho se eleve muito.

    Nessa óptica, a soma de um motor pequeno e aspirado com um isolamento acústico mediano, resulta em um ronco mais presente no habitáculo.

    Na estrada, a 110 km/h, a rotação se mantém nesse nível, o que é bom, mas então qualquer elevação mínima joga o ponteiro para 3.000 rpm e o barulho  vem junto.

    Fora isso, o Yaris Sedan cumpre bem seu traçado ao volante, tendo direção firme e agradável ineficácia, porém, ajuste em tamanho.

    Os freios são bem atuantes e garantem equilíbrio nas frenagens fortes e um perímetro bem reduzido para parar.

    Já a suspensão tem uma calibragem que mescla bem comodidade  e estabilidade. Mesmo em ziguezagues bem fechadas, o sedã se demonstra bem à mão.

    A traseira tende a puxar um limitado, mas totalmente dentro do esperado.

    Em pisos irregularidades, o agrupamento filtra uma parte dos buracos e remendos, no coletivo é suficiente mesmo para lugares onde o pavimento é bem ruim.

    O Yaris Sedan mostra, no entanto, uma estranha movimentação de revestimentos  de teto e colunas, cujos ruídos pontuais dão a sinal  que o carro está abrigando  as gotas iniciais de chuva  pesada e isso prosseguindo  em asfalto “bom”.

    Não há encaixes aparentemente fora do lugar.

    Por você….

    O Toyota Yaris Sedan XLS é a estudo mais completa do sedã da Toyota, mas custa muito.

    O custo é o mesmo de um sedan paralelo como o Corolla de dois ou três anos atrás, mas não oferece o pelo menos nível de conforto e desempenho.

    Até tem conteúdo para se chegar  dos médios, entre eles retrovisor  eletrocrômico, entrada sem chave, botão de partida, sensor  de chuva e crepuscular, sete airbags, controles de tração  e estabilidade, assistente de saída  em rampa, alarme volumétrico  e perimétrico, entre outros.

    Em termos de performance, o Yaris  Sedan XLS bem que poderia  ter um propulsor mais forte  para exigir menos em direção mais esportiva ou onde se exige  força.

    O nível de barulho precisa melhorar para ser apropriado em um carro desse porte e preço. Infelizmente, os sedãs médios saíram  da faixa para que estes  pequenos tenham mesmo custo, mas conforto inferior.

    No geral, a proposta é adequado  para seu segmento, mas é eficiente  observar a concorrência, em inerente  o Virtus TSI.

    O Yaris Sedan oferece algum conteúdo a mais para atender o desempenho inferior, mas a valorização da Toyota e seu bom pós-venda são argumentos que pesam para muitos.

    Medidas e números…

    Ficha. Técnica do Toyota Yaris  Sedan XLS 1.5 CVT 2019Motor/Transmissão Número  de cilindros – 4 em traço, flex

    Cilindrada – 1.496 cm³Potência  – 105/110 cv a 5600. rpm (gasolina/etanol)

    Torque – 143/14,9, kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)Transmissão) – CVT com trocas  manuais na alavanca e no volanteDesempenhoAceleração  de 0 a 100 km/h – 12 segundos  (etanol)

    Velocidade máxima – 186 km/h (etanol)Rotação) a 110 km/h – 2000. rpm

    Consumo urbano – 12,3 km/litro  (gasolina)

    Consumo rodoviário – 15,4 km/litro  (gasolina)

    Suspensão/Direção

    Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção Elétrica Freios Discos  dianteiros e tambores traseiros  com ABS e EDBRodas/Pneus Liga  leve aro 15 com pneus  185/60 R15

    Dimensões/Pesos/Capacidades

    Comprimento – 4425. mm

    Largura – 1.730 mm (sem retrovisores)Altura) – 1.490 mm

    Entre eixos  – 2.550 mm

    Peso em ordem  de marcha – 1150. kg

    Tanque – 45 litros Porta-malas – 473 litros

    Preço: R$ 79990. (versão avaliada)
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