Ele chegou com dois rivais para enfrentar.
Oriundo do Sudeste Asiático, o Toyota Sedan agora é nacional e quer tirar o deslumbre da VW Virtus e Fiat Cronos.
Com aspecto elegante e moderado em relação ao filiado hatch, este sedan espera voar alto no país.
Com uma dose bem indicativa, a Toyota quer emplacar um sedan que não tem pretensões tecnológicas, mecânicas e extremamente menos estéticas para exceder a concorrência.
O Yaris Sedan quer o seu espaço e fidelizar mais clientes para a marca, o que faz bem o Corolla.
Para isso, traz um coletivo econômico, confortável e com a esfera de conectividade desejada. Prosseguindo a linha da GM, o Toyota Yaris não veio para requerer por porta-malas e nem por poder, oferecendo o mesmo 1.5 do Etios pouca coisa mais robusto.
Com até 110 cavalos, o Toyota Yaris Sedan não surfa pela “onda dos 128 cavalos” de muitos concorrentes e parte para uma força mediana, satisfatório para o dia a dia.
Composto com CVT, o sedan se espelha num carro econômico e prático.
Preço? Nessa versão XLS, nada exceto que R$ 79.990. Nisso a Toyota não quis Concordar de lado a aptidão sua e também das rivais…
Por fora….
A Toyota anda atribuindo em muitos dos seus veículos um visual mais expressivo para chamar de cuidado e o Yaris Sedan não foge à regulamento.
O compacto traz faróis grandes e puxados, atulhando a visão de uma mercadoria que quer mesmo impactar.
A grade diminuta no elemento superior apenas reforça esse característica, que é completo por uma grade enorme que domina da maneira todo o para-choque.
Seu, o Yaris Sedan na visão XLS apresenta luzes diurnas em LED e bordas bem delineadas nas laterais, onde estão os faróis de neblina.
Nas laterais, retrovisores com repetidores de direção e rebatimento elétrico, além de cromadas.
Na traseira, as em LED apresentam um formato visual harmonioso com o grupo traseiro, que tem porta-malas não muito proeminente.
As rodas de liga leve são de aro 15 polegadas e possuem uma modelagem interessante, mesclando preto lustroso e diamante, mas a dimensão das rodas destoa do conjunto, parecendo pequenas demais para a postura do carro.
No teto, abertura elétrica na análise top dá um ar de sofisticação.
Por dentro….
No interior, o Yaris Sedan XLS apresenta um protótipo de acabamento interessante, mesmo contendo muitos elementos plásticos.
As texturas são leves ao toque, mesmo com o revestimento costurado no painel.
O grupo do painel é bem importante que aquele visto no Etios, sendo mais tradicional e discreta, mas nada surpreendente.
Cumpre sua função de regressar o ambiente agradável.
Os apetrechos são de fácil apreciação e boa impressão ótica, tendo um computador de bordo que faz jus ao nome dele.
É possível calcular os custos com combustível durante o mês, mostrando assim mais noção dos gastos em longo prazo, desta forma como um score com “pódio” para melhor média de gasto.
O volante em couro é o mesmo do Etios e possui comandos recuados para mídia e telefonia, já que o piloto automático ainda é a clássica alavanca na coluna de orientação.
Os paddle shifts são discretos.
O console central tem apliques em cinza e multimídia Toyota Play da Harman com tela de sete polegadas e diversas funcionalidades, durante elas GPS da TomTom e Waze.
A Toyota promete atualização para Android Auto e Car Play.
Há também câmera de ré e Bluetooth, mas somente uma entrada USB entre os bancos.
O ar-condicionado automático tem boa ótica e garante comodidade, conforme os porta-copos garantem recipientes pequenas e latas, mas a alavanca do câmbio fica absolutamente em cima quando está na posição P.
Falando nela, escada no seletor e chance de trocas manuais.
O interno do Yaris Sedan soma com bom posicionamento dos vidros elétricos (one touch geral)) e dos retrovisores, abrangendo o já mencionado rebatimento.
Há também comandos laterais para controle de segurança e ajuste de faróis.
O porta-luvas é bom e tem compartimento lateral separado, bem útil para se fixar um smartphone, por exemplo.
Os bancos são confortáveis apresentam revestimento em couro com boa densidade da espuma, seguram o corpo de mecanismo razoável.
Atrás, o espaço para as pernas é bom e a extensão é mediana, podendo-se encostar a cabeça no teto no caso de uma pessoa alta de mais de 1,80 m.
Há apoio de braço interno com porta-copos e todo o compartilhado de segurança exigido.
O teto solar elétrico ajuda a modificar um pouco o espaço bem sóbrio.
No caso do porta-malas, sem briga com a competição, o Yaris Sedan disponibiliza 473 litros, que são sim suficientes para uma família de Grandeza médio, mas para os mais rígidos nesse item, o ótimo então é procurar a dupla da Fiat e VW.
Por ruas e estradas….
Seria bastante bom em vários aspectos, mas peca em um deles, o que destoa imensamente da proposta.
Afinal, paga-se R$ 80 mil por um carro que quer ser um “mini Corolla”.
Mas antes de falarmos dele, vamos ao que concerne, o desempenho.
O Yaris Sedan não inovou em motorização, mantendo o conhecido 1.5 Dual VVT-i Flex já usado no Etios Sedan, mas recalibrado para ter quantias um pouco melhores e nesse caso estamos falando de 105 cavalos na gasolina e 110 cavalos no etanol, ambos a 5600. rpm.
A Toyota também não quis um torque alto demais, e nem teria como com esse motivador aspirado, por isso ele atinge 14,3 kgfm no inicial e 14,9 kgfm no conforme combustível. Isso em 4000. rpm.
Apesar do giro elevado, boa parte da potência se encontra na cerca de 2.000 rpm, que é onde esse 1.5 é mais aprazível em todos os sentidos.
Bem disposto, ele é capaz para um desempenho mais discreto, nada esportivo, mas clara de 3.000 rpm ou mais para saídas mais animadas e ultrapassagens nem tão exigentes.
Para um uso mais bruto, o Yaris Sedan apresentação que esta não é sua praia. É necessário um giro altamente alto, lá na casa dos 5000. rpm e as respostas são lentas, pois o CVT vai falhar até que o totalidade seja condizente.
Mesmo com trocas manuais, o câmbio demonstra que seu foco é a economia e o conforto, não uma movimento mais esperta.
Para o aspecto de muitos dos clientes da marca, o resultado será agradável em termos de cotidiano, sem circunstâncias adicionais.
Os paddle shifts são um recurso mais para ter do que para usar.
Em tudo isso, porém, o gasto é bom. Com gasolina conseguimos 12,3 km/l na cidade e bons 15,4 km/l no caminho. Assim, o Yaris Sedan atende bem quando o tema é consumo.
Com tanque de 45 litros, ele produz teoricamente quase 700 km. Nada malMas, o que não agrada é o nível de ruído. É alto para a sugestão do carro.
Até 2.000 rpm, por tipo, numa condução urbana, ele é imensamente silencioso. Mas, basta determinado acelerada um pouco mais robusto para que o barulho se eleve muito.
Nessa óptica, a soma de um motor pequeno e aspirado com um isolamento acústico mediano, resulta em um ronco mais presente no habitáculo.
Na estrada, a 110 km/h, a rotação se mantém nesse nível, o que é bom, mas então qualquer elevação mínima joga o ponteiro para 3.000 rpm e o barulho vem junto.
Fora isso, o Yaris Sedan cumpre bem seu traçado ao volante, tendo direção firme e agradável ineficácia, porém, ajuste em tamanho.
Os freios são bem atuantes e garantem equilíbrio nas frenagens fortes e um perímetro bem reduzido para parar.
Já a suspensão tem uma calibragem que mescla bem comodidade e estabilidade. Mesmo em ziguezagues bem fechadas, o sedã se demonstra bem à mão.
A traseira tende a puxar um limitado, mas totalmente dentro do esperado.
Em pisos irregularidades, o agrupamento filtra uma parte dos buracos e remendos, no coletivo é suficiente mesmo para lugares onde o pavimento é bem ruim.
O Yaris Sedan mostra, no entanto, uma estranha movimentação de revestimentos de teto e colunas, cujos ruídos pontuais dão a sinal que o carro está abrigando as gotas iniciais de chuva pesada e isso prosseguindo em asfalto “bom”.
Não há encaixes aparentemente fora do lugar.
Por você….
O Toyota Yaris Sedan XLS é a estudo mais completa do sedã da Toyota, mas custa muito.
O custo é o mesmo de um sedan paralelo como o Corolla de dois ou três anos atrás, mas não oferece o pelo menos nível de conforto e desempenho.
Até tem conteúdo para se chegar dos médios, entre eles retrovisor eletrocrômico, entrada sem chave, botão de partida, sensor de chuva e crepuscular, sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de saída em rampa, alarme volumétrico e perimétrico, entre outros.
Em termos de performance, o Yaris Sedan XLS bem que poderia ter um propulsor mais forte para exigir menos em direção mais esportiva ou onde se exige força.
O nível de barulho precisa melhorar para ser apropriado em um carro desse porte e preço. Infelizmente, os sedãs médios saíram da faixa para que estes pequenos tenham mesmo custo, mas conforto inferior.
No geral, a proposta é adequado para seu segmento, mas é eficiente observar a concorrência, em inerente o Virtus TSI.
O Yaris Sedan oferece algum conteúdo a mais para atender o desempenho inferior, mas a valorização da Toyota e seu bom pós-venda são argumentos que pesam para muitos.
Medidas e números…
Ficha. Técnica do Toyota Yaris Sedan XLS 1.5 CVT 2019Motor/Transmissão Número de cilindros – 4 em traço, flex
Cilindrada – 1.496 cm³Potência – 105/110 cv a 5600. rpm (gasolina/etanol)
Torque – 143/14,9, kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol)Transmissão) – CVT com trocas manuais na alavanca e no volanteDesempenhoAceleração de 0 a 100 km/h – 12 segundos (etanol)
Velocidade máxima – 186 km/h (etanol)Rotação) a 110 km/h – 2000. rpm
Consumo urbano – 12,3 km/litro (gasolina)
Consumo rodoviário – 15,4 km/litro (gasolina)
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção Elétrica Freios Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDBRodas/Pneus Liga leve aro 15 com pneus 185/60 R15
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4425. mm
Largura – 1.730 mm (sem retrovisores)Altura) – 1.490 mm
Entre eixos – 2.550 mm
Peso em ordem de marcha – 1150. kg
Tanque – 45 litros Porta-malas – 473 litros
Preço: R$ 79990. (versão avaliada)
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