O Toyota Yaris obteve duas estrelas na mais recente bateria de avaliações do Latin NCAP, divulgada em dezembro. O resultado vale para as carrocerias hatch, sedã e Cross, produzidas no Brasil, Tailândia e Indonésia.
Notas gerais e itens de série
Nos quatro pilares analisados — proteção de adultos, proteção infantil, proteção a pedestres e sistemas de assistência à segurança — os três modelos marcaram entre 54% e 77%, abaixo do mínimo exigido para a terceira estrela. Todas as configurações oferecem seis airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) de fábrica, mas carecem de frenagem autônoma de emergência (AEB) em todas as versões e de chave para desativar o airbag do passageiro, requisitos para pontuações mais altas.
Hatch e sedã
As variantes hatch e sedã registraram 66% na proteção do ocupante adulto. No impacto frontal, a estrutura foi classificada como instável, incapaz de suportar cargas adicionais. O tórax do motorista recebeu avaliação “marginal”, e os joelhos dos ocupantes podem colidir com áreas rígidas atrás do painel. A área dos pés também foi considerada instável.
No teste lateral, cabeça e pelve tiveram boa proteção, enquanto tórax e abdômen foram avaliados como adequados. No teste de poste, o tórax manteve desempenho limitado, impedindo aumento da nota global.
Yaris Cross
A versão Cross obteve 77% em proteção para adultos e 69% para crianças. A estrutura foi considerada estável no impacto frontal, com boa proteção para cabeça e pescoço. No impacto lateral, todas as regiões apresentaram desempenho bom, mas o teste de poste revelou proteção baixa para o tórax. O modelo oferece AEB apenas como opcional, o que não atende aos critérios de disponibilidade exigidos pelo protocolo.
Proteção infantil e sistemas de retenção
Os três modelos marcaram entre 64% e 69% na avaliação infantil. Dummies de 1,5 e 3 anos, posicionados voltados para trás, ficaram totalmente protegidos em impactos frontal e lateral. Hatch e sedã apresentaram falhas na instalação de cadeirinhas no banco dianteiro e na posição central traseira, enquanto o Cross teve deficiência na sinalização do airbag para dispositivos voltados para trás. Nenhuma versão possui desativação do airbag do passageiro como item padrão.

Imagem: Internet
Proteção a pedestres
Hatch e sedã não atendem ao regulamento UN127, com zonas classificadas de “marginal” a “adequada” para impacto de cabeça e pontos “pobres” próximos aos pilares A. O Cross cumpre a norma, mas apresenta áreas fracas na borda do para-brisa e proteção limitada para a parte superior da perna.
Sistemas de assistência e teste do alce
AEB urbano, interurbano e de detecção de pedestres não atingiram os critérios de pontuação. Limitador de velocidade e monitor de ponto cego não são oferecidos. No teste do alce, hatch e sedã alcançaram 85 km/h, enquanto o Cross registrou 105 km/h.
Com a classificação de duas estrelas, o Yaris permanece abaixo dos níveis exigidos para três ou quatro estrelas no protocolo atual, principalmente pela ausência de tecnologias de segurança avançadas em todas as versões.
Com informações de iG Carros