Sorocaba (SP) – O Toyota Etios encerrou seu ciclo industrial no Brasil após 11 anos de fabricação. Lançado em setembro de 2012, o modelo foi o primeiro a sair da linha da planta de Sorocaba e acumulou mais de 680 mil unidades produzidas, das quais cerca de 240 mil foram exportadas para a América Latina.
Início de produção e chegada ao mercado (2012-2015)
Apresentado em versões hatch e sedã, o Etios estreou com preços a partir de R$ 29.990. As opções de motor eram 1.3 e 1.5, sempre com câmbio manual de cinco marchas. O sedã se destacava pelo porta-malas de 562 litros, enquanto o hatch oferecia 263 litros.
O painel de instrumentos centralizado gerou controvérsia, mas o modelo conquistou quatro estrelas para adultos e duas para crianças no Latin NCAP de 2012.
Atualização técnica e segurança reforçada (2016-2019)
A virada mais significativa veio na linha 2017, lançada em 2016. O Etios recebeu novos acertos de motor, passou a contar com câmbio manual de seis marchas e ganhou opção automática de quatro marchas. O painel adotou mostradores digitais e houve revisões na direção elétrica, suspensão e isolamento acústico.
Em 2018, a marca celebrou a produção de 500 mil unidades. No ano seguinte, já com controles eletrônicos de estabilidade e tração, o compacto voltou ao Latin NCAP e alcançou quatro estrelas tanto para adultos quanto para crianças.
Imagem: Internet
Retirada das concessionárias e fim da produção (2020-2023)
Com a consolidação do Yaris no portfólio, o Etios perdeu espaço nas lojas. A Toyota confirmou o fim das vendas ao público em abril de 2021, mantendo a fabricação apenas para exportação. Em 31 de agosto de 2023, a montadora encerrou definitivamente a linha de montagem para preparar o local para um novo compacto híbrido flex.
Ao todo, o Etios marcou a expansão industrial da Toyota no Brasil, tornou-se porta de entrada da marca em vendas nacionais em 2017 e garantiu sobrevida com atualizações de tecnologia e segurança até seu último dia de produção.
Com informações de carros.ig.com.br