A Toyota estuda trazer motores do exterior para manter suas linhas de montagem no Brasil depois que um vendaval, ocorrido nesta semana, danificou parte da unidade de Porto Feliz (SP) e interrompeu totalmente a produção local.
Produção de veículos sob risco
A fábrica de Porto Feliz fornece propulsores para o Corolla, montado em Indaiatuba, e para o Corolla Cross, produzido em Sorocaba. Sem esses motores, as duas plantas correm o risco de parar, o que também afeta o cronograma do inédito Yaris Cross, previsto para Sorocaba.
Capacidade e contingência
Com capacidade anual de 250 mil motores em dois turnos, Porto Feliz é peça-chave da operação nacional. Para evitar uma paralisação prolongada, a montadora aciona seu plano de contingência global e avalia qual unidade externa poderá fornecer os conjuntos mecânicos.
Opções no exterior
A rede internacional da Toyota inclui fábricas de veículos em Estados Unidos, Japão, Tailândia, Polônia, Reino Unido, China, Indonésia, Turquia, África do Sul e México. Contudo, a companhia trabalha, por ora, com a alternativa de importar apenas motores, não veículos completos.
No segmento de propulsores, a empresa opera plantas na Tailândia, Polônia, Estados Unidos e Japão. A produção tailandesa, que tem custos mais baixos, surge como opção para preservar a competitividade de preços dos modelos fabricados no Brasil.

Imagem: Internet
A montadora ainda não definiu quando a linha de Porto Feliz voltará a funcionar nem qual fábrica estrangeira deverá suprir a demanda emergencial.
Com informações de Notícias Automotivas