Tesla revela versões Standard mais acessíveis do Model 3 e Model Y nos Estados Unidos

A Tesla anunciou, nos Estados Unidos, novas versões Standard do sedã Model 3 e do SUV Model Y, com preços iniciais de US$ 36.990 (cerca de R$ 211,6 mil) e US$ 39.990 (aproximadamente R$ 228,8 mil), respectivamente.

Autonomia e ajustes de equipamento

De acordo com a montadora, ambos os modelos mantêm autonomia superior a 480 km, mesmo após a redução do tamanho das baterias. Para atingir o valor mais baixo, foram retirados itens como bancos traseiros aquecidos, o sistema de condução assistida Autosteer e alguns detalhes de acabamento presentes nas versões Premium.

Estratégia de mercado

As novas configurações substituem o plano anterior de lançar um veículo elétrico por menos de US$ 30 mil. Em vez de desenvolver um compacto inédito, a empresa optou por simplificar os modelos já existentes, oferecendo preços cerca de US$ 5 mil abaixo das opções de entrada anteriores.

Impacto de incentivos fiscais

Com o encerramento, em 30 de setembro, do crédito fiscal federal de US$ 7.500 destinado a veículos elétricos, as versões Standard não têm direito ao desconto, o que influencia o valor final para o consumidor norte-americano.

Prazo de entrega

Segundo o site da Tesla, as primeiras unidades devem ser entregues entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

Concorrência e desempenho na bolsa

O lançamento ocorre em meio à queda nas vendas registrada pela companhia e à pressão de marcas chinesas e europeias que ofertam elétricos abaixo de US$ 30 mil. O Model 3 Standard terá como rivais, a partir do próximo ano, o Chevrolet Equinox EV, o Hyundai Ioniq 5 e o Kia EV4. Na Europa, mais de uma dezena de modelos elétricos e híbridos plug-in disputam a mesma faixa de preço.

No dia 7, data da divulgação dos novos valores, as ações da Tesla encerraram o pregão na Nasdaq com recuo de 4,5 %. Ainda assim, a empresa afirma manter o foco em rentabilidade, tecnologia e no avanço de projetos de robotáxis e sistemas de direção autônoma.

Com informações de carros.ig.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima