Paris – A Stellantis apresentou uma nova tecnologia de bateria desenvolvida ao longo de seis anos pelo projeto IBIS, conduzido em parceria com a Saft, divisão da TotalEnergies. O primeiro protótipo equipa um Peugeot E-3008 e traz ganhos de eficiência, potência e tempo de recarga.
Componentes integrados
O sistema incorpora inversor e carregador diretamente no módulo da bateria, eliminando a necessidade desses componentes como unidades externas. A solução reduz peso, economiza espaço e simplifica a arquitetura elétrica do veículo.
Desempenho aprimorado
De acordo com dados da Stellantis, a eficiência energética é 10% superior em relação a baterias convencionais de mesmo tamanho. A potência máxima do conjunto passou de 201 cv para 231 cv, enquanto o peso total caiu 40 kg, liberando 17 litros no compartimento interno.
Recarga mais rápida
Em um carregador AC de 7 kW, o tempo para carga completa diminuiu de cerca de sete horas para seis, redução aproximada de 15%. A própria bateria também fornece energia ao circuito auxiliar de 12 V, o que diminui a complexidade de montagem e manutenção.
Próximos passos
A tecnologia segue em fase de testes. Os próximos ensaios serão realizados em estradas, sob condições reais de uso. Segundo o cronograma do grupo, a produção em série dessa geração de baterias está prevista para acontecer até o fim da década.

Imagem: Internet
Para Ned Curic, chefe de engenharia e tecnologia da Stellantis, “simplificar é inovar”. O executivo afirma que a nova arquitetura torna o powertrain elétrico mais leve, eficiente e acessível, elementos considerados fundamentais para ampliar a adoção de veículos elétricos no mercado global.
Com informações de Notícias Automotivas