O rodízio municipal de veículos na cidade de São Paulo será retomado na segunda-feira, 12 de janeiro de 2026, depois de ficar suspenso entre 22 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026. A medida volta a valer nos horários de pico, com aplicação de multas e pontuação na carteira de habilitação para quem desrespeitar a restrição.
Horários de fiscalização
A partir do dia 12, a circulação permanece proibida para os veículos atingidos pela regra das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. A infração é classificada como média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Área afetada
O rodízio se aplica exclusivamente ao Centro Expandido, limite formado pelo Minianel Viário. Entre as principais vias incluídas estão as marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes, Afonso D. Escragnolle Taunay, Tancredo Neves, Juntas Provisórias, Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf, além do Complexo Viário Maria Maluf e do Viaduto Grande São Paulo.
Finais de placa
A restrição segue a terminação da placa do automóvel:
- Segunda-feira: 1 e 2
- Terça-feira: 3 e 4
- Quarta-feira: 5 e 6
- Quinta-feira: 7 e 8
- Sexta-feira: 9 e 0
Não há rodízio de carros de passeio aos sábados, domingos e feriados.
Imagem: Internet
Regras para veículos pesados
A suspensão de fim de ano não alterou as restrições destinadas a caminhões, que permanecem submetidos ao rodízio específico, à Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e à Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
Serviço
Dúvidas e informações sobre trânsito, ocorrências ou fiscalização podem ser obtidas pelo telefone SP156.
Com informações de iG Carros