Se você está em busca de uma avaliação sincera sobre o Renault Duster Iconic Turbo, encontrou o lugar certo. Neste artigo, vamos explorar todos os detalhes deste SUV da Renault, destacando seus pontos positivos e negativos, como ele se comporta na cidade e muito mais. Prepare-se para uma análise sem papas na língua, onde pouparemos o modelo das críticas injustas, mas seremos sinceros nos elogios. Vamos lá?
Design e Estética
A nova geração do Renault Duster recebeu um visual atualizado, mas ainda mantém alguns elementos da primeira geração. O conjunto ótico, por exemplo, deu um charme interessante ao modelo, com faróis de alto e baixo e LEDs diurnos. No entanto, uma crítica justa é que a Renault poderia ter investido mais na iluminação, já que os faróis de longo alcance e os de neblina ainda utilizam lâmpadas halógenas.
O capô apresenta linhas que conferem um aspecto mais musculoso, complementado pelos paralamas mais largos, que dão uma sensação de robustez. Na dianteira, o para-choque conta com apliques e faróis de longo alcance, além do símbolo da Renault no centro da grade e a inscrição “Iconic” no canto esquerdo.
Detalhes Externos
Na lateral, o design off-road continua com molduras nas caixas de roda e barras laterais com detalhes em branco. O retrovisor preto brilhante com uma faixa laranja combina com o detalhe “Iconic” na grade dianteira. Na traseira, as lanternas foram redesenhadas, com luzes de ré posicionadas nas extremidades inferiores do para-choque. O porta-malas pode ser aberto pela chave presencial, um conforto adicional.
Interior e Conectividade
Ao entrar no Duster, o volante revestido em couro com o símbolo da Renault chama a atenção. Ele possui controles para o computador de bordo e a velocidade de cruzeiro, podendo ser ajustado em altura e profundidade. O painel é predominantemente de plástico, mas de boa qualidade, sem rebarbas e bem encaixado. Os painéis de porta têm tecido e couro, acompanhando o padrão dos bancos.
A central multimídia, embora funcional, poderia ser maior, já que possui bordas pretas grandes. Ela oferece Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mas alguns comandos demoram a responder. A conectividade é boa, com duas entradas USB (uma tipo A e outra tipo C) e um carregador de celular sem fio.
Espaço Interno
O espaço interno é um dos pontos fortes do Duster. Com o maior entre-eixos da categoria, ele oferece conforto para os passageiros traseiros. No entanto, a falta de uma saída de ar traseira é um ponto negativo. O porta-malas, com 475 litros, é outro destaque, superando muitos concorrentes.
Desempenho e Motor
O Duster Iconic Turbo vem com um motor 1.3 turbo, desenvolvido em parceria com a Mercedes, que entrega 162 cavalos na gasolina e 170 no etanol, com 27,5 kg de torque. A transmissão CVT simula oito velocidades, proporcionando um desempenho digno. A suspensão é confortável, filtrando bem as irregularidades, mas o carro inclina nas curvas devido ao foco no conforto.
Dirigibilidade e Conforto
A dirigibilidade do Duster é boa, com alertas de ponto cego nos retrovisores. No entanto, ele perde em termos de componentes eletrônicos, como o kit ADAS, que inclui alerta de frenagem de emergência e controle de cruzeiro adaptativo. A função “toque na seta” também poderia ser melhorada, piscando mais vezes.
O ar condicionado é eficiente, resfriando rapidamente o interior, mesmo após o carro ficar exposto ao sol. Os bancos são confortáveis e anatômicos, mas o isolamento acústico deixa a desejar, com barulho do motor, pneus e vento invadindo a cabine em altas velocidades.
Consumo de Combustível
O consumo é um ponto negativo do Duster. Abastecido com etanol, ele faz 7,7 km/l na cidade e 8,4 km/l na estrada, segundo o Inmetro. Na gasolina, as médias são de 10,8 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. Na prática, esses números são difíceis de alcançar, com o consumo na cidade ficando abaixo de 8 km/l.
Conclusão
O Renault Duster Iconic Turbo oferece bom espaço interno e porta-malas, além de um desempenho satisfatório. No entanto, ele fica atrás da concorrência em termos de dirigibilidade, consumo e componentes eletrônicos. Pelo preço de R$ 157.000 a R$ 158.000, há opções melhores no mercado, como o Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross e Jeep Renegade.
Se espaço interno e porta-malas são essenciais para você, o Duster pode ser uma opção. Caso contrário, economize e considere outras alternativas, como o Renault Captur. Em resumo, o Duster não é a escolha mais racional hoje, mas tem seus méritos. Avalie suas prioridades e faça a escolha que melhor atenda às suas necessidades.