A RAM confirmou a chegada da nova Dakota ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2026. A picape média, que deriva da plataforma usada por Peugeot Landtrek e Fiat Titano, adota identidade visual exclusiva e deverá custar em torno de R$ 300 mil.
Visual inspirado nos modelos da marca
Embora compartilhe estrutura com Landtrek e Titano, a RAM Dakota exibe grade hexagonal, faróis mais estreitos unidos por uma barra de LED e para-choque com nichos verticais iluminados. Na traseira, lanternas tridimensionais e o nome RAM em destaque reforçam o estilo próprio.
Duas versões: Laramie e Warlock
A picape será vendida em dois acabamentos. A Laramie aposta no luxo, com uso intenso de cromo, para-lamas e para-choque traseiro na cor da carroceria e rodas com pneus 260/60 R18. Já a Warlock recebe cromo escuro, peças externas pretas, santantônio robusto e pneus 265/65 R17 voltados ao fora de estrada.
Interior diferenciado
O habitáculo utiliza o painel curvo da versão híbrida da Changan Hunter, com duas telas sob a mesma moldura e console central flutuante. Há plásticos macios e couro acolchoado em diversas áreas. O quadro de instrumentos digital tem 7″, enquanto a multimídia mede 12,3″ e oferece espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Entre os comandos físicos, ficam acessos para climatização e pisca-alerta. O seletor de marchas tipo manete, o botão giratório dos modos de tração e o freio de estacionamento elétrico estão posicionados sobre o “ponte chinesa”.
Equipamentos
Todas as versões trazem câmera de 540° (360° ao redor e 180° de visão aérea), chave presencial, bancos dianteiros elétricos, ar-condicionado automático e seis airbags. O pacote ADAS inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa. Alerta de tráfego cruzado traseiro é exclusivo da Laramie.
Mecânica e modos de condução
O motor é o turbodiesel 2.2 de quatro cilindros, com 200 cv e 45,9 kgfm, acoplado ao câmbio automático ZF de oito marchas. A tração traseira é padrão, com 4×4 sob demanda, reduzida, bloqueio do diferencial traseiro e controle de descida. Há quatro programas de condução: Normal, Sport, Sand/Mud e Snow.
Imagem: Internet
Em relação à Titano, motor e câmbio receberam calibração mais suave, e a suspensão — que mantém molas semielípticas de quatro lâminas atrás — foi ajustada para maior conforto.
Primeiras impressões
Testes iniciais indicam direção precisa e posição de condução ampla graças aos ajustes de volante e banco. O trem de força entrega desempenho adequado para o segmento, com destaque para o torque em baixa quando reduzida é acionada. Apesar da robusta proteção do cárter, faltam chapas extras para componentes inferiores, ponto observado durante passagens em lama.
Com lançamento previsto para 2026, a RAM Dakota chega para disputar espaço com Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, além de versões mais caras de Amarok e Frontier.
Com informações de MotorDream