Quem: cerca de 11 mil compradores do Fisker Ocean, liderados por Sean Fleming e reunidos na Fisker Owners Association (FOA).
O que: organização independente para fornecer peças, software e suporte ao SUV elétrico depois da falência da Fisker.
Quando: após o colapso da montadora em junho de 2024.
Onde: operações distribuídas entre Estados Unidos e Europa.
Como: cobrança de anuidade, criação de três empresas derivadas e desenvolvimento de aplicativo próprio.
Por quê: evitar que veículos de US$ 70 mil fiquem inutilizados por falta de assistência.
Associação reúne mais de 4 mil membros
A FOA conta com mais de 4 mil proprietários que pagam US$ 550 por ano. A receita estimada em US$ 3 milhões viabiliza suporte técnico e logístico aos veículos, que oferecem autonomia de 350 milhas e recursos como o “California Mode”, mas sofrem com travamentos de software, fechaduras defeituosas e falhas eletrônicas.
Três empresas cuidam de peças e software
Para contornar a falta de fábrica e de peças originais, a associação criou três negócios:

Imagem: Internet
- Tsunami Automotive – abastece a América do Norte, comprando componentes em leilões de seguradoras e produzindo sob medida.
- Tidal Wave – realiza trabalho similar na Europa.
- UnderCurrent Automotive – liderada por ex-funcionários de Apple e Google, desenvolveu o aplicativo OceanLink Pro, usado por mais de 1.200 motoristas para monitoramento de bateria, climatização e integração com Android Auto e Apple CarPlay.
Desvalorização e recalls agravam cenário
Desde a falência, o valor de revenda caiu mais de 40%, segundo a CarGurus. Alguns proprietários relataram ofertas de troca de apenas US$ 3 mil. Em agosto, quase 8 mil unidades foram convocadas para recall devido a falha no freio regenerativo, e há registros de desligamento inesperado em curvas.
Compra em lote e impasse com atualizações
A americana American Lease adquiriu 3.200 unidades não vendidas por US$ 46 milhões e as disponibilizou para motoristas de Uber e Lyft. A FOA tentou fornecer atualizações de software, mas a parceria estagnou por divergências sobre a execução dos recalls.
Fundador permanece ausente
Henrik Fisker, que idealizou o Ocean, não se manifestou publicamente desde o colapso da empresa. A ausência é criticada por especialistas do setor, enquanto os proprietários continuam buscando soluções independentes para manter os SUVs rodando.
“Se falharmos, a Fisker será lembrada como o Fyre Festival dos carros elétricos”, resume o tesoureiro da FOA, Clint Bagley, referindo-se ao risco de ver veículos de luxo transformados em peças de garagem sem funcionalidade.
Com informações de Notícias Automotivas