Porsche congela novo SUV a bateria e expõe desaceleração dos elétricos de luxo

A Porsche decidiu colocar em espera o lançamento de um utilitário esportivo totalmente elétrico de alto padrão e postergou outros projetos a bateria. A alteração na rota, revelada por reportagem da Bloomberg, inclui a extensão de versões híbridas e a combustão de modelos como Cayenne e Panamera.

Margem distante do prometido

O ajuste acontece três anos depois de o Taycan ter ultrapassado o 911 em vendas, feito que alimentou a confiança da marca nos veículos elétricos. Hoje, porém, dificuldades com autonomia, falhas de software e forte desvalorização no mercado de usados derrubaram a procura. A Porsche projeta margem de apenas 2% para a linha elétrica em 2024, bem abaixo dos mais de 20% indicados no IPO de 2022.

Efeito dominó no segmento premium

A trajetória da Porsche não é isolada. A Mercedes-Benz lida com desempenho aquém do esperado do sedã elétrico EQS, que parte de 110 mil euros. Já a Audi perde espaço na China para concorrentes locais, como BYD e Xiaomi, que oferecem elétricos completos a preços mais baixos. A Maserati cancelou o desenvolvimento de um superesportivo a bateria citando falta de demanda.

Entraves além da tecnologia

Entre os principais obstáculos estão a infraestrutura de recarga limitada, problemas de software nos modelos iniciais e o menor apelo emocional dos elétricos. “Muitos clientes continuam apaixonados por motores V8 ou V12, pelo som e pela personalidade”, afirmou Tom Jaconelli, diretor da revenda britânica Romans International.

Estratégia flexível favorece BMW

A BMW mostra resultado melhor ao produzir versões a combustão, híbridas e elétricas na mesma linha de montagem: as entregas de veículos totalmente elétricos cresceram 16% no primeiro semestre. Mesmo assim, a empresa precisou conceder descontos nos topos de linha elétricos na Europa e vê queda na procura por versões a bateria do Série 5, X5 e Série 7 na China.

Volta ao motor a combustão

Para contornar o desaquecimento, fabricantes retomam investimentos em motores térmicos, híbridos plug-in e edições especiais a combustão. A Ferrari, que prepara seu primeiro modelo 100% elétrico, promete preservar a experiência sensorial típica da marca.

O consultor Sam Livingstone, da Car Design Research, resume o desafio atual: criar desejo em um mercado onde, segundo ele, “tudo começa a soar parecido”.

Com informações de Notícias Automotivas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

toto macau situs toto situs slot desabet desabet situs slot situs slot situs togel situs toto toto macau situs toto situs toto situs toto situs toto punktoto situs toto KUDAHOKI KUDAHOKI toto macau toto macau situs toto jambitoto situs toto gerhanatoto kudahoki gerhanatoto desabet desabet desabet desabet desabet desabet sahamtoto balislot wargatoto desabet wargahoki situs toto desabet bugistoto desabet desabet desabet slot gacor situs toto slot depo 5k slot gacor slot gacor bandar togel slot gacor judi bola slot gacor slot777 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor toto 4d slot gacor slot88 slot gacor toto slot slot gacor situs toto hongkong pools
  • toto slot/li>
  • hk pools
  • situs slot/li>
  • bandar togel
  • slot gacor
  • rejekibet
  • hk pools
  • situs hk pools