A Peugeot apresentou nesta quinta-feira (20) três novidades no Salão do Automóvel de São Paulo: o Inception Concept, o e-208 GTI e o 3008 GT. A coletiva de imprensa marcou ainda a confirmação de test-drives com os híbridos 208 GT T200 Hybrid e 2008 GT T200 Hybrid durante o evento.
Inception Concept traz volante Hypersquare
Mostrado pela primeira vez no Brasil, o Inception Concept adota arquitetura elétrica de 800 V, dois motores – um em cada eixo – e potência combinada de 680 cv, suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. A bateria de 100 kWh promete até 800 km de autonomia, enquanto a recarga por indução recupera cerca de 30 km por minuto.
Construído sobre a plataforma STLA Large, o conceito mede 5 m de comprimento e 1,34 m de altura. No interior, o destaque é o Hypersquare, comando retangular com tecnologia steer-by-wire que substitui o volante convencional. O teto de vidro integrado às laterais, batizado de Skyspace, reforça a proposta futurista.
e-208 GTI: 280 cv e visual inspirado no 205 GTI
Desenvolvido pela Peugeot Sport, o e-208 GTI entrega 280 cv e 345 Nm, cumprindo o 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. A bateria de 54 kWh garante autonomia estimada em 350 km no ciclo WLTP. A preparação inclui suspensão 30 mm mais baixa, vias alargadas, freios com discos de 355 mm e pinças de quatro pistões. Rodas que remetem ao 205 GTI e detalhes em vermelho resgatam a herança esportiva da marca.
Novo 3008 GT adota motor 1.6 turbo de 180 cv
O 3008 GT amplia a linha eletrificada da Peugeot no país com propulsor 1.6 turbo de 180 cv e 300 Nm, ligado a câmbio automático de seis marchas. O exemplar exibido no Salão traz faróis Pixel LED, rodas de 19 polegadas, assinatura luminosa de três garras e painel com tela curva de 21 polegadas do Panoramic i-Cockpit. Climatização de duas zonas, acabamento em Alcantara e pacote de assistência com câmera 360° completam o conjunto.
Área de competição exibe hipercarro 9X8
O estande também reserva espaço para o 9X8, hipercarro híbrido utilizado pela Peugeot no Mundial de Endurance (WEC) e nas 24 Horas de Le Mans. Capacete, macacão e outros itens de prova acompanham o modelo, aproximando o público do programa esportivo da fabricante.

Imagem: estes e pelo universo automotivo
Test-drive com híbridos 208 e 2008
No espaço de avaliação dinâmica, visitantes poderão dirigir o 208 GT T200 Hybrid AT e o 2008 GT T200 Hybrid AT. Ambos combinam o motor 1.0 Turbo 200 flex de 130 cv a um motor elétrico e bateria de 12 V, sistema que, segundo a Peugeot, reduz em até 10 % o consumo urbano. Os modelos contam com funções Advanced Start & Stop, e-Braking e e-Coasting para otimizar a eficiência.
O 2008 híbrido também está exposto no estande, enquanto o 208 exibe faróis Full LED e central multimídia Peugeot i-Connect Advanced de 10,3 polegadas.
Com informações de Portal iG