A Opel revelou um protótipo do SUV Grandland equipado com um sistema de iluminação externa projetado para comunicar as intenções do veículo a pessoas e objetos ao redor. A novidade foi exibida durante o International Symposium on Automotive Lighting (ISAL), em Darmstadt, Alemanha.
O desenvolvimento ocorreu no centro de engenharia da marca em Rüsselsheim e contou com a participação de estudantes da Universidade Técnica de Darmstadt, dentro da parceria estratégica firmada com o grupo Stellantis em 2022.
Como funciona o sistema
Destinado a veículos com autonomia de Nível 3, o Grandland conceito traz câmeras e sensores de inteligência artificial capazes de identificar objetos, gestos e movimentos humanos. A partir dessas informações, o sistema prevê situações cotidianas, como crianças correndo pela rua ou pedestres surgindo entre carros estacionados.
Quando o modo autônomo é ativado, as luzes dianteiras e traseiras mudam para ciano, cor escolhida por não coincidir com sinalizações veiculares convencionais. Ao detectar um pedestre, os faróis passam de branco para magenta, indicando que o veículo iniciou a frenagem. Assim que a parada é concluída, os LEDs ficam verdes, sinalizando que a travessia é segura.
O tradicional emblema da Opel foi substituído por uma pequena tela digital na grade frontal. O display mostra, por exemplo, uma mão aberta para “pare” em caso de risco ou a silhueta de um pedestre caminhando quando o trajeto está livre.
Se o algoritmo não conseguir interpretar corretamente a cena, o carro solicita a retomada imediata do controle pelo motorista.

Imagem: Internet
Escolha das cores
Segundo Julisa Le, engenheira de inovação da Stellantis, ciano e magenta foram selecionados depois de estudos de percepção visual. “Vermelho já está associado a lanternas e freios. Precisávamos de tonalidades que não criassem confusão”, afirmou.
Philipp Röckl, chefe global de iluminação da Stellantis, destacou que os faróis deixam de ser apenas fontes de luz para se tornarem ferramentas de interação urbana: “Assinaturas visuais animadas e funções comunicativas são o próximo passo”.
A iniciativa se soma a pesquisas de outras montadoras, como a Skoda, que também avaliam o uso de luzes externas para tornar veículos autônomos mais expressivos no tráfego das cidades.
Com informações de Notícias Automotivas