Em uma reviravolta que está pegando o mercado de surpresa, o carro mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix, está prestes a sofrer uma mudança drástica em seu motor 1.0 turbo. Prepare-se: o popular hatch vai perder potência e, acredite, ficará com menos cavalos do que a versão de antes das últimas atualizações.
Uma estranha “marcha à ré” na performance
Quem acompanha o setor automotivo lembra que, no final do ano passado, a Chevrolet promoveu uma importante atualização no motor 1.0 turbo do Onix. Para atender às rigorosas normas de emissões do Proconve L8, o motor recebeu um moderno sistema de injeção direta de combustível.
A novidade foi celebrada na época, pois além de tornar o carro mais eficiente, a potência saltou de 116 cv para impressionantes 121 cv. Um ganho notável que deixou o hatch ainda mais competitivo e ágil.
Contudo, a alegria durou pouco.

Por que o Onix vai ficar mais “manso”?
Agora, uma nova mudança está a caminho, mas com o efeito oposto. Para se enquadrar nas exigências do governo para ser classificado como um “carro sustentável” e, com isso, obter o benefício da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), a Chevrolet precisará “amansar” o motor do Onix.
A consequência direta dessa nova calibragem para obter o benefício fiscal é uma queda na potência. O motor, que hoje entrega 121 cv, passará a gerar apenas 115 cavalos.
O detalhe mais chocante
O mais irônico dessa história é que a nova potência de 115 cv é inferior aos 116 cv que o mesmo motor tinha antes da atualização com injeção direta. Ou seja, em termos de cavalaria, o Onix 1.0 turbo dará um passo para trás, ficando numericamente mais fraco que o modelo do ano passado.
A manobra deixa claro um dilema para o consumidor: a Chevrolet aposta que a redução no preço final, graças ao benefício fiscal, será mais atraente para o comprador do que os 6 cavalos de potência que serão perdidos no processo.
E você, o que prefere? Um carro mais potente ou um carro mais barato? A polêmica está lançada.