Pular para o conteúdo

Onix Perdeu Potência? Descubra O Que Está Por Trás Disso!

    Em uma reviravolta que está pegando o mercado de surpresa, o carro mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix, está prestes a sofrer uma mudança drástica em seu motor 1.0 turbo. Prepare-se: o popular hatch vai perder potência e, acredite, ficará com menos cavalos do que a versão de antes das últimas atualizações.

    Uma estranha “marcha à ré” na performance

    Quem acompanha o setor automotivo lembra que, no final do ano passado, a Chevrolet promoveu uma importante atualização no motor 1.0 turbo do Onix. Para atender às rigorosas normas de emissões do Proconve L8, o motor recebeu um moderno sistema de injeção direta de combustível.

    A novidade foi celebrada na época, pois além de tornar o carro mais eficiente, a potência saltou de 116 cv para impressionantes 121 cv. Um ganho notável que deixou o hatch ainda mais competitivo e ágil.

    Contudo, a alegria durou pouco.

    Mais Notícias no Nosso Grupo VIP

    Por que o Onix vai ficar mais “manso”?

    Agora, uma nova mudança está a caminho, mas com o efeito oposto. Para se enquadrar nas exigências do governo para ser classificado como um “carro sustentável” e, com isso, obter o benefício da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), a Chevrolet precisará “amansar” o motor do Onix.

    A consequência direta dessa nova calibragem para obter o benefício fiscal é uma queda na potência. O motor, que hoje entrega 121 cv, passará a gerar apenas 115 cavalos.

    O detalhe mais chocante

    O mais irônico dessa história é que a nova potência de 115 cv é inferior aos 116 cv que o mesmo motor tinha antes da atualização com injeção direta. Ou seja, em termos de cavalaria, o Onix 1.0 turbo dará um passo para trás, ficando numericamente mais fraco que o modelo do ano passado.

    A manobra deixa claro um dilema para o consumidor: a Chevrolet aposta que a redução no preço final, graças ao benefício fiscal, será mais atraente para o comprador do que os 6 cavalos de potência que serão perdidos no processo.

    E você, o que prefere? Um carro mais potente ou um carro mais barato? A polêmica está lançada.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *