A Omoda & Jaecoo iniciou as vendas nacionais do Omoda 7 PHEV, utilitário esportivo híbrido plug-in oferecido nas versões Luxury e Prestige, com preços entre R$ 254.990 e R$ 279.990. É a primeira vez que o modelo chega a um mercado de forma comercial, garantido pela fabricante com sete anos de cobertura para o veículo e oito anos para a bateria.
Desenho e dimensões
Desenvolvido sob o conceito “Art in Motion”, o SUV mede 4,66 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,67 m de altura. A dianteira traz grade sem moldura e faróis Full LED, enquanto a traseira exibe lanternas unidas em formato de raio e spoiler esportivo. Até 72 % da carroceria utiliza aços de alta resistência. O porta-malas comporta 590 litros, ampliáveis a 1.368 litros com os bancos rebatidos, e a altura livre do solo é de 157 mm.
Cabine e recursos tecnológicos
No interior, o destaque é a tela central deslizante de 15,6 pol. (resolução 2.5K) gerenciada pelo processador Qualcomm Snapdragon 8155, que liga o sistema em quatro segundos. A lista inclui HUD colorido, comando de voz multizona e carregador sem fio de 50 W com refrigeração ativa. Na configuração Prestige, som Sony com 12 alto-falantes, difusor de fragrâncias e bancos dianteiros com massagem, ventilação, aquecimento e função Relax elevam o nível de conforto. Há ainda iluminação ambiente com 256 cores e cancelamento ativo de ruído (ENC).
Mecânica híbrida
O conjunto combina o 1.5 turbo TGDI de 135 cv e 20,4 kgfm a um motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm, entregando potência conjunta de 279 cv e 37,2 kgfm. A transmissão 1DHT direciona a força às rodas dianteiras. Segundo a montadora, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 s, atinge 180 km/h e percorre até 1.200 km com o tanque e a bateria cheios. No modo elétrico, o alcance homologado pelo Inmetro é de 60 km.
A bateria de 18,4 kWh aceita recarga AC de 6,6 kW e carregamento rápido DC de 40 kW, e a eficiência declarada é de 14 km/l (urbano) e 11,9 km/l (rodoviário) usando gasolina.
Segurança e assistência
O Omoda 7 oferece até oito airbags, incluindo bolsas dianteira central e de joelho para o motorista, além de pacote ADAS com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro. Câmeras 540°, sensores nos dois para-choques, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, freios a disco nas quatro rodas, sistema pós-colisão (MCB), EDR e dashcam integrada completam a lista.

Imagem: estes e pelo universo automotivo
Mercado e rede
Com o novo SUV, a marca chinesa pretende disputar espaço com concorrentes como Haval H6 PHEV, BYD Song Plus DM-i e Toyota RAV4 Hybrid, apostando em conteúdo superior pelo mesmo patamar de preço. A rede local soma mais de 50 concessionárias em 17 estados e deve chegar a 80 pontos até o fim de 2025, ambicionando integrar o top 10 de vendas até 2026.
Segundo Peng Hu, country manager da Omoda & Jaecoo Brasil, o país é o primeiro a receber comercialmente tanto o Omoda 5 quanto o Omoda 7.
Com informações de iG Carros