São Paulo (SP) – A Omoda Jaecoo inicia as vendas do Omoda 7, crossover médio híbrido plug-in que passa a ocupar a posição de modelo topo de linha da marca no país. O utilitário será oferecido em duas configurações: Luxury, a R$ 254.990, e Prestige, a R$ 279.990.
Concorrência direta
Com esses preços, o Omoda 7 entra na mesma faixa de rivais como BYD Song Plus e GWM Haval 6, cujas versões variam entre R$ 245 mil e R$ 299 mil. A fabricante, pertencente ao Chery Group, aposta em design marcante e pacote tecnológico robusto para ganhar espaço, repetindo a estratégia aplicada ao Jaecoo J7, que mantém média superior a 500 emplacamentos mensais desde a estreia, há seis meses.
Estilo e dimensões
O SUV exibe frente agressiva, faróis inclinados e grade sem moldura formada por hexágonos. Dependendo da versão, recebe rodas de 19 ou 20 polegadas. Mede 4,66 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,67 m de altura e tem entre-eixos de 2,72 m. O porta-malas leva 590 l, podendo chegar a 1.380 l com o encosto traseiro rebatido; a distância ao solo é de 15,7 cm.
Equipamentos
Desde a opção Luxury, o conteúdo inclui iluminação Full-LED, sensor crepuscular, teto solar panorâmico, tampa do bagageiro elétrica, multimídia de 15,6″, ar-condicionado de duas zonas, carregador por indução com resfriamento, chave presencial, sete airbags, câmera 540° com efeito “chassi transparente” e pacote ADAS com frenagem autônoma, alerta de colisão frontal, assistente de faixa, controle de cruzeiro adaptativo com função trânsito, alerta de tráfego cruzado, farol alto automático e sensor de ponto cego.
A versão Prestige acrescenta rodas de 20″, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação, massagem para o passageiro, head-up display colorido, sistema que desliza a tela da central, som Sony de 390 W com 12 alto-falantes, cancelamento de ruídos, oito airbags (incluindo inflável central), indicador externo de recarga e difusor de fragrâncias no ar-condicionado.
Mecânica e desempenho
O conjunto híbrido combina motor 1.5 turbo a gasolina de 135 cv e 20,4 kgfm a um propulsor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm, totalizando 279 cv e 37,4 kgfm. A transmissão DHT de uma marcha leva o veículo de 0 a 100 km/h em 8,4 s e à velocidade máxima de 180 km/h. A bateria de 18,4 kWh aceita recarga de até 6,6 kW em corrente alternada ou 40 kW em corrente contínua, garantindo autonomia elétrica de até 60 km medida pelo InMetro. O consumo homologado é de 14 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada.

Imagem: Internet
Planos de produção local
Lançadas há cerca de dois anos e meio para atuar nos mercados ocidentais, as marcas Omoda e Jaecoo planejam iniciar montagem de alguns modelos no Brasil já em 2026. A operação pode aproveitar a antiga fábrica da Chery em Jacareí (SP), hoje sob controle da Caoa. O crossover compacto Omoda 4 desponta como principal candidato a inaugurar a linha nacional.
Primeiras impressões
Em testes realizados na pista de Tuiuti (SP), o Omoda 7 mostrou agilidade apesar dos 1.855 kg. O sistema DHT administra a entrega de força para evitar perda de tração no eixo dianteiro, usando apenas o motor elétrico em baixas velocidades. No interior, o acabamento em couro sintético macio, o teto solar panorâmico e a central multimídia deslizante reforçam a proposta de luxo. A alavanca de câmbio fixada na coluna libera espaço no console central, que oferece vários porta-objetos.
Com o Omoda 7, a marca reforça sua ofensiva no segmento de híbridos plug-in, apostando em conteúdo tecnológico e visual ousado para conquistar clientes dispostos a gastar acima de R$ 250 mil.
Com informações de iG Carros/MotorDream