A Omoda Jaecoo apresentou no mercado brasileiro o Omoda 5 Hybrid, crossover médio que mira diretamente o Toyota Corolla Cross Hybrid. Ambos utilizam sistema híbrido autorrecarregável de baixa autonomia, mas o modelo chinês aposta em preço mais baixo e desempenho superior para conquistar compradores.
Preços e versões
O Omoda 5 será vendido em duas configurações. A opção de entrada Luxury custa R$ 159.990, valor 37,5% inferior ao do Corolla Cross Hybrid XRX (R$ 219.990). Já a topo de linha Prestige sai por R$ 184.990, ainda 18,9% mais barata que o utilitário da Toyota fabricado em Sorocaba (SP).
Conjunto mecânico
O sistema híbrido combina motor 1.5 turbo a gasolina de 135 cv e 20,4 kgfm com propulsor elétrico dianteiro de 204 cv e 31,6 kgfm. A potência combinada chega a 224 cv e o torque máximo, a 30,1 kgfm, entregues por uma transmissão DHT de uma marcha. Com 1.546 kg, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 s, contra 13 s do rival japonês.
Bateria, consumo e autonomia
A bateria de 1,83 kWh supera a capacidade de 1,3 kWh do Corolla Cross. Segundo a marca, o Omoda 5 percorre 15,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada. Embora consuma cerca de 8% mais combustível, o tanque de 51 l — 15 l maior que o do concorrente — amplia a autonomia em 170 km.
Equipamentos
Na versão Luxury já há itens como chave presencial, estofamento em couro sintético e tecido, câmera 540°, sensores dianteiros e traseiros, teto solar elétrico, iluminação full LED, ar-condicionado digital dual zone, sete airbags e freio de estacionamento eletrônico.
A configuração Prestige adiciona bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação, porta-malas com abertura elétrica, carregador de celular por indução refrigerado, sistema de som Sony, sensor de chuva, câmera de painel e pacote completo de assistências ADAS, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e monitoramento de ponto cego.
Design e interior
Externamente, o Omoda 5 ganha grade em formato de treliça, mantém os faróis em três níveis e uma assinatura luminosa que remete a um arpão. Na traseira, o para-choque foi redesenhado para abrigar duas saídas de escape. Por dentro, destaca-se o conjunto de telas de 24,6 pol. que une painel de instrumentos e central multimídia. No lugar do conta-giros, há um potenciômetro analógico que mostra a potência utilizada.
Imagem: Internet
Mercado
A aposta no híbrido visa impulsionar as vendas da linha 5. Entre abril e setembro, a versão elétrica E5 emplacou 520 unidades, enquanto o SUV médio Jaecoo J7 registrou 2.686 emplacamentos no mesmo período. O Corolla Cross Hybrid respondeu por 7.144 unidades de janeiro a setembro, cerca de 11% de toda a linha Corolla Cross.
Primeiras impressões
Durante avaliação na pista do Haras Tuiuti (SP), o crossover mostrou boa rigidez torcional de 25 kNm/°, suspensão independente (McPherson na dianteira e multilink na traseira) e curvas estáveis. O sistema híbrido prioriza o motor elétrico em baixas velocidades; o motor a combustão atua como gerador quando a carga da bateria cai e ajuda nas rodas em solicitações de maior desempenho. Três modos de condução — Eco, Comfort e Sport — regulam a entrega de potência e a atuação dos propulsores.
Em ritmo moderado, o Omoda 5 oferece rodar silencioso e filtragem eficiente das irregularidades. Em acelerações fortes, o motor a gasolina soa mais alto, mas sem caráter esportivo. Ainda assim, o conjunto de 224 cv garante agilidade acima da média entre os híbridos autorrecarregáveis vendidos no país.
Com informações de MotorDream