O universo automotivo está em constante efervescência com novidades e lançamentos que agitam o mercado e despertam a curiosidade dos entusiastas por carros. Um dos flagras mais recentes e que vem causando burburinho entre os aficionados por automóveis é o do Citroën Basalt 2025, um SUV coupé que promete fazer sua estreia triunfal no mercado brasileiro já no próximo mês de agosto. Conforme antecipado pelo site Autos Segredos, o modelo foi capturado em imagens sem qualquer tipo de camuflagem, revelando suas linhas e detalhes antes mesmo do lançamento oficial.
Design e Características Exclusivas do Citroën Basalt
Visualmente, o Citroën Basalt 2025 compartilha a mesma frente do C3 Aircross, porém se destaca por alguns detalhes estéticos que conferem uma identidade única ao modelo. Nas laterais, mantém as estampagens e a porta dianteira, enquanto a porta traseira apresenta alterações decorrentes do recorte da caída do teto. A traseira do SUV coupé é marcada por lanternas horizontais com desenho exclusivo e uma tampa do porta-malas que se abre por completo, incluindo o vidro.
Interior e Conforto
Por dentro, o Citroën Basalt segue o desenho do C3 Air Cross, mas agrega detalhes exclusivos, como o apoio de braço integrado ao console central nas versões mais completas. O SUV oferecerá vidros elétricos traseiros com comandos nas portas traseiras e, na versão Shine, adiciona o conforto do ar condicionado digital. Com um entre-eixos de 2,67 m e largura de 1,67 m, o comprimento do Basalt deve ser próximo ao do irmão C3 Aircross, com cerca de 4,32 m, enquanto a altura varia um pouco devido à caída do teto. O porta-malas promete ser generoso, com capacidade para 490 litros de bagagem.
Motorização e Desempenho
O Citroën Basalt 2025 chegará ao mercado com opções de motorização que visam atender a diferentes perfis de consumidores. As versões de entrada serão equipadas com o motor 1.0 Firefly, capaz de entregar 71 CV com gasolina e 75 CV com etanol, enquanto o torque fica em 10 kgf.m com gasolina e 10,7 kgf.m com etanol. Essa configuração virá acoplada a um câmbio manual de cinco marchas.
Para aqueles que buscam mais potência, o SUV coupé também terá versões com motor 1.0 Turboflex, que promete 130 cavalos de potência com etanol e 125 cavalos com gasolina. O torque, comum aos dois combustíveis, é de 20,4 kgf.m. Este motor estará associado a um câmbio automático CVT que simula sete marchas, garantindo uma experiência de condução mais suave e dinâmica.
Versões e Equipamentos
O Citroën Basalt será comercializado em diversas versões, incluindo as configurações Liv e Fuel, com a Fuel ostentando rodas de liga leve de 16 polegadas, enquanto a Liv virá com rodas de aço e calotas. Além disso, haverá as versões F e Shine e uma série especial, por enquanto denominada ST, que parece seguir o conceito de “First Edition” que marcou a estreia do Citro C3.
Expectativas e Estratégia da Citroën
A estratégia da Citroën em oferecer o Basalt com motorizações 1.0 e 1.0 Turboflex desperta curiosidade e especulações sobre como o modelo se posicionará no concorrido segmento de SUVs no Brasil. A marca aposta na combinação de design inovador, conforto interno e opções de motorização eficientes para atrair consumidores que buscam um veículo com estilo e performance equilibrados.