A Volkswagen Saveiro é um dos modelos mais icônicos quando se trata de veículos utilitários no Brasil. Com uma história de sucesso e uma legião de fãs, a Saveiro sempre foi uma referência no segmento de picapes compactas. No entanto, com a chegada da NOVA SAVEIRO 2024, muitos consumidores e especialistas se perguntam: será que a VW Saveiro mudou significativamente, adotando um MOTOR TURBO, ou as alterações se resumem a um simples FACELIFT?
Design e Primeiras Impressões
A primeira olhada na NOVA SAVEIRO 2024 revela um design familiar, com algumas atualizações que buscam refrescar o modelo. A frente recebeu leves retoques, mantendo o conjunto ótico amarelinho sem LED e adicionando uma barra decorativa para um toque de modernidade. A versão Extreme, que é a top de linha, traz adesivos e elementos que sugerem um apelo off-road, mas sem grandes revoluções estéticas.
Motorização e Desempenho
Quando o assunto é motorização, a NOVA SAVEIRO 2024 mantém o conhecido motor 1.6 de 116 cavalos no etanol e 106 na gasolina, com torque de 16,1 kgfm no etanol e 15,4 kgfm na gasolina. A relação peso-potência e o desempenho são modestos, com um 0 a 100 km/h divulgado pela Volkswagen em 10,2 segundos. A ausência de um MOTOR TURBO pode ser um ponto de desapontamento para quem esperava por uma atualização mais significativa sob o capô.
Interior e Conforto
O interior da NOVA SAVEIRO 2024 apresenta um ambiente simples e funcional, com predominância de plásticos e um acabamento que não surpreende. A versão Extreme traz alguns diferenciais como piloto automático e central multimídia compatível com Android Auto e Apple Carplay, mas apenas com conexão via cabo. O espaço interno, especialmente no banco traseiro da versão cabine dupla, é limitado, o que pode comprometer o conforto para passageiros adicionais.
Preço e Posicionamento no Mercado
Um dos pontos mais discutidos da NOVA SAVEIRO 2024 é o seu preço. A versão de entrada, com cabine simples, é apresentada como uma opção interessante por ser mais acessível que a concorrente Fiat Strada. No entanto, a versão Extreme, que é a top de linha, chega com um valor que pode ser considerado elevado, principalmente quando comparado com a Strada Turbo automática e com quatro portas, ou até mesmo com a nova Chevrolet Montana 1.2 Turbo manual.
Conclusão: Vale a Pena?
A NOVA SAVEIRO 2024 traz algumas novidades e mantém características que agradam aos fãs do modelo. No entanto, a ausência de um MOTOR TURBO e de um câmbio automático, além do preço elevado da versão Extreme, podem ser fatores limitantes para quem busca uma picape compacta mais moderna e com melhor desempenho. A VW Saveiro continua sendo uma opção sólida no mercado, mas talvez não com a revolução que alguns esperavam, ficando mais próxima de um FACELIFT do que de uma nova geração.
Em resumo, a NOVA SAVEIRO 2024 é uma atualização que mantém a essência do modelo, mas que pode não ser suficiente para competir de igual para igual com as novidades turboalimentadas e automatizadas da concorrência. Cabe ao consumidor avaliar se as mudanças justificam a escolha pela Saveiro ou se é melhor considerar outras opções disponíveis no mercado.