Finalmente, encontramos uma Nissan X-Terra 2.8 MWM para trazer ao canal, e a cada dia que passa, os carros antigos da Nissan me surpreendem mais. Todos os modelos que vejo, como a X-Terra, a Frontier cabine simples e a Pathfinder, parecem ser ótimos projetos. A X-Terra, em particular, é um veículo que sempre me chamou a atenção, e hoje, cumpro a promessa de apresentar uma unidade especial para vocês.
Motor 2.8 MWM: Confiabilidade e Desempenho
Esta Nissan X-Terra 2.8 MWM é equipada com um motor consagrado, conhecido por sua tranquilidade e confiabilidade. O motor 2.8 MWM é amplamente utilizado em outros veículos, como a Frontier, a S10 Pit Bull e o Troller, e é mais do que validado no mercado. Este motor é uma escolha excelente para quem busca um veículo robusto e sem dor de cabeça.
Projeto em Andamento
A unidade que trouxemos está em pleno andamento de projeto, não sendo 100% original. Isso nos dá a oportunidade de conversar com o dono e entender as modificações já realizadas e as que ainda estão por vir. A X-Terra é a versão fechada da Frontier, e muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre isso. Na geração mais moderna, a Pathfinder é a versão fechada da Frontier, mas nas gerações mais antigas, a X-Terra compartilha o visual externo e interno com a Frontier.
Modificações e Acessórios
O dono, Nathan, já fez várias modificações na X-Terra. O veículo está equipado com LEDs na frente, guincho, pneus grandes (33 por 12,5 aro 15) e um rack de teto original. A elevação no teto da caminhonete é um detalhe que sempre gostei. Além disso, a X-Terra possui um escape direto, adesivos que aumentam a potência e faz parte do clube Amigos do Jeep.
Comparação com a SW4
A X-Terra compete diretamente com a SW4 quadradinha em termos de valores e é muito utilizada para trilhas. A mecânica confiável e moderna da X-Terra, em comparação com a SW4 quadradinha que foi até 2002, faz dela uma opção interessante. A X-Terra foi vendida entre 2003 e 2008, e seu valor tem aumentado nos últimos tempos.
Interior e Conforto
O interior da X-Terra é idêntico ao da Frontier, com alguns refinamentos adicionais. O veículo possui bancos em couro originais, acabamento em couro nas portas e uma elevação no teto que proporciona mais conforto para os passageiros mais altos. A X-Terra também vem equipada com um mini computador de bordo, sensor de estacionamento e um sistema de som aprimorado.
Desempenho e Condução
O motor 2.8 MWM da X-Terra, com seus 134 cavalos e 34,5 kg de torque, proporciona um desempenho robusto. O câmbio manual de cinco marchas e o acionamento da tração na alavanca garantem uma condução eficiente. A suspensão da X-Terra é macia, mesmo em terrenos irregulares, e o veículo responde bem ao comando do motorista.
Conclusão
A Nissan X-Terra 2.8 MWM é um verdadeiro tanque de guerra, combinando robustez, confiabilidade e desempenho. Com suas modificações e acessórios, ela se torna uma excelente opção para trilhas e aventuras off-road. Se você está em busca de um veículo que une o melhor dos dois mundos – um motor confiável e um design moderno – a X-Terra é a escolha certa.