Os motores de 3 cilindros têm ganhado cada vez mais espaço no mercado automotivo, especialmente em modelos compactos e econômicos. No entanto, muitas dúvidas e mitos ainda cercam essa tecnologia. Será que esses motores têm durabilidade? São realmente um mico? Confira neste artigo tudo o que você precisa saber sobre os motores de 3 cilindros.
A Tendência dos Motores 3 Cilindros
Os motores de 3 cilindros são uma tendência no mercado automotivo atual. Modelos como o Gol MPI 2023, por exemplo, adotaram essa motorização para oferecer mais eficiência e economia. A principal razão para essa mudança é a busca por motores mais leves, econômicos e com melhor desempenho. Comparados aos motores de 4 cilindros, os de 3 cilindros são mais eficientes, andam mais e consomem menos combustível.
Durabilidade dos Motores 3 Cilindros
Uma das maiores preocupações dos consumidores é a durabilidade dos motores de 3 cilindros. Muitos acreditam que esses motores não duram tanto quanto os de 4 cilindros e que são mais propensos a problemas mecânicos. No entanto, essa percepção é mais um mito do que uma realidade. Os motores aspirados de 3 cilindros da Volkswagen, por exemplo, têm se mostrado mais duráveis do que os de 4 cilindros, como o EA 111.
Casos de Quebra e Retífica
Os principais problemas de durabilidade nos motores de 3 cilindros estão associados aos modelos turbo, como os TSI. Esses motores, quando chipados para aumentar a potência, podem sofrer mais desgaste. No entanto, os motores aspirados, como o 1.0 da Volkswagen, têm uma durabilidade comparável ou até superior aos de 4 cilindros. É importante notar que os motores de 3 cilindros não foram projetados para serem retificados. Eles são feitos com alta precisão e utilizam óleos muito finos, o que torna a retífica uma opção menos viável.
Disponibilidade de Peças
Outro ponto a considerar é a disponibilidade de peças. Como os motores de 3 cilindros são relativamente novos no mercado, a oferta de peças ainda é menor comparada aos motores de 4 cilindros, que estão no mercado há décadas. Isso pode resultar em preços mais altos para peças de reposição. No entanto, com o tempo, a tendência é que a disponibilidade aumente e os preços se tornem mais competitivos.
Vibração e Conforto
Uma das críticas comuns aos motores de 3 cilindros é a vibração. De fato, esses motores tendem a vibrar mais do que os de 4 cilindros devido ao desnível de peso entre os pistões. No entanto, as montadoras têm trabalhado para minimizar esse problema, utilizando coxins mais reforçados e outras tecnologias para reduzir a vibração. Embora ainda seja um motor mais áspero, a diferença tem diminuído significativamente.
Conclusão: Aceite a Realidade dos Motores 3 Cilindros
Os motores de 3 cilindros vieram para ficar. Eles são mais leves, compactos, econômicos e eficientes. Embora ainda existam desafios, como a disponibilidade de peças e a questão da vibração, esses motores representam o futuro da motorização compacta. Se você está pensando em comprar um carro com motor de 3 cilindros, não se deixe levar pelos mitos. Faça sua pesquisa, consulte mecânicos e aproveite as vantagens que essa tecnologia tem a oferecer.
Em resumo, os motores de 3 cilindros não são um mico. Eles têm durabilidade, são eficientes e estão se tornando cada vez mais comuns. Portanto, se você está no mercado para um carro novo ou usado, considere um modelo com motor de 3 cilindros. Você pode se surpreender com o desempenho e a economia que eles oferecem.
Só pode ser piada uma matéria dessa, falar que esse motor 3 cilindros dura mais que 4 cilindros essa comparação patética com EA111 foi o pior motor que a Volkswagen fez na história, pq não fez uma comparação com AP, GM Família 1 e 2, Fire e Zetec pq sabe q motor 3 cilindros é um lixo vibra demais abaixa muito óleo só faz economia pra montadora montar pq cada 3 motores 4 cilindros se for de 3 cilindros ela monta 4 simples assim e o pior não tem retifica e é isso que eles querem q a gente trocar o carro pra dar lucro a eles, simplesmente isso, esse motores com correia banhada a óleo só dá BO, entre os 4 cilindros o Zetec era corrente de comando eu nunca vi uma corrente da quela estourar por desgaste igual correia dentada, se troca a válvula termostática regularmente é um ótimo motor, o GM Família tirando o vazamento da tampa de válvula um dos melhores custo benefício o Fire nossa sem reclamações e AP então nem se fala vantagem deles é extrema em comparação a esses lixo de 3 cilindros.
Exatamente Eduardo comparar com esse motor da VW e uma piada quero ver comparar com ap,fiasa,etc… Eu ainda perco tempo em ver a matéria que siquer citou a kilometragem desses 3 cc atingem 150 a 200 mil enquanto já vi fiasa 500 mil família 1 e 2 GM 470 mil fire com 380 mil originais.
Compre um 3 cilindros e já vá juntando grana pra jogar no lixo e comprar outro novinho a cada 40 mil km(desde que vc seja bem cuidadoso).
Sabe aquele reportagem típica de propaganda, ou aqui no caso a vontade de fazer o consumidor acreditar que essas bombas são boas. Sim alguns motores estão tendo menos problemas que outros, talvez se as marcas parecem de querer tanto enfiar carroça no consumidor e cobrar preço de carro de luxo e tirassem os estagiários que vem planejando esses motores e colocassem profissional de verdade no projeto, talvez sairiam as correias banhadas a óleo e entrassem correntes de comando, saíssem os câmbios de dupla embreagem, que mesmo banhado a óleo e tendo melhor durabilidade tem manutenção cara, e fizessem o básico, como um CVT ou automático, e não automatizado, quem sabe valeria a pena pagar os preços absurdos que são cobrados por um monte de plástico de má qualidade ainda. Texto pra tentar convencer o que impossível de acreditar.
Nem os chineses quiseram essas aberrações de 3 cilindros.
Valorizo muito a opinião dos profissionais que trabalham na área, não são nada animadoras.
Torço p que melhorem e superem os tradicionais 4 cilindros, até lá não serei eu o laboratório de campo das montadoras
Isto e matéria paga?
“É mito” que o 3 cilindros tem menor durabilidade?
Tem se mostrado não e fato!
Este tipo de informação precisa ser embasado em dados para ter credibilidade e assim que um redator, editor ou jornalista vai adquirir relevância, sem uso e desinformação.
“No entanto, essa percepção é mais um mito do que uma realidade. Os motores aspirados de 3 cilindros da Volkswagen, por exemplo, têm se mostrado mais duráveis do que os de 4 cilindros, como o EA 111.”