São Francisco (EUA) – O designer Tsutomo “Tom” Matano, responsável pelo projeto original do Mazda MX-5 Miata, faleceu em 20 de setembro de 2025, aos 76 anos. A informação foi confirmada pela organização Miata Reunion após contato com o hospital local.
Trajetória na Mazda
Matano ingressou na Mazda em 1983 para chefiar o primeiro estúdio de design da marca nos Estados Unidos, em Irvine, Califórnia. Lá liderou o desenvolvimento do MX-5 Miata, apresentado em 1989, e mais tarde supervisionou o desenho da terceira geração do RX-7, lançada em 1992. Após esses projetos, comandou o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Mazda na América do Norte e, posteriormente, todos os estúdios de design globais da companhia.
Formação e carreira internacional
Nascido em Nagasaki em 1947, Matano graduou-se em engenharia na Universidade Seikei, em Tóquio, em 1969. No ano seguinte mudou-se para os Estados Unidos para estudar na ArtCenter College of Design, em Pasadena. Contratado pela General Motors após a formatura, trabalhou na divisão Oldsmobile e, em seguida, no estúdio da Holden na Austrália por sete anos. Em 1978 mudou-se para a Alemanha para atuar na BMW, onde colaborou nos primeiros estudos do Série 3 E36, antes de retornar aos EUA e assumir o cargo de designer-chefe no estúdio californiano da Mazda.
Compromisso com a comunidade
Além de criar o Miata, Matano manteve participação ativa na comunidade de entusiastas, frequentando encontros, julgando veículos no Pebble Beach Concours e incentivando proprietários a competir e preservar seus carros. Modelos autografados por ele trazem o lema “Always Inspired”.
Atuação como educador
Em 2002, deixou a Mazda para tornar-se diretor executivo da Escola de Design Industrial da Academy of Art University, em São Francisco, onde lecionou até aposentar-se no início de 2025.
Imagem: Internet
Matano possuía um Mazda RX-7 FD e um Miata “M” Edition 1996, que dirigia regularmente na região da Baía de São Francisco. Seu legado permanece em mais de um milhão de unidades do MX-5 produzidas mundialmente, no design atemporal do RX-7 e na formação de diversos profissionais do setor automotivo.
Com informações de Motor1