A MINI passou a equipar todos os seus carros, desde 2024, com revestimentos internos confeccionados majoritariamente a partir de material reciclado. A mudança, aplicada de fábrica e sem caráter opcional, cobre áreas visíveis como painel, portas e console central.
Material e benefícios ambientais
O novo acabamento é uma malha têxtil composta por 92% de poliéster proveniente de resíduos plásticos. Segundo a montadora, o uso dessa solução reduz tanto o consumo de água quanto as emissões de CO₂ equivalente durante a produção, em comparação com matérias-primas virgens.
Estilo inspirado em calçados esportivos
Com desenho tricotado, o tecido reproduz efeitos de profundidade e permite combinações bicolores em camadas. A estrutura é derivada de malhas utilizadas em tênis esportivos, mas foi reforçada para suportar a abrasão do uso diário no interior dos veículos. Toda a linha MINI deixa de empregar couro nesses componentes.
Aplicação em outros modelos do grupo
A tecnologia também foi adotada em produtos da BMW. No novo BMW iX3, por exemplo, o painel recebe malha composta por 75% de material reciclado, desenhada para ser translúcida e permitir iluminação interna. Nos MINI, a luz incide sobre a superfície, enquanto no iX3 ela é projetada de dentro para fora.
Imagem: estes e pelo universo automotivo
Reconhecimento na indústria
O desenvolvimento do tecido envolveu equipes internas da empresa e parceiros externos. O trabalho rendeu ao material o SPE Automotive Award 2025, principal prêmio da indústria de plásticos automotivos.
Com informações de IG Carros