Marcas chinesas tomam o Salão do Automóvel 2025 e evidenciam mudança de poder na indústria

O Salão do Automóvel 2025, realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, marcou a primeira edição na qual marcas chinesas e suas parcerias internacionais assumiram o protagonismo do evento, enquanto fabricantes tradicionais optaram por não participar.

China colhe duas décadas de investimento em eletrificação

Os estandes comandados por BYD, SAIC, GWM e Changan mostraram o resultado de cerca de 20 anos de investimento chinês em baterias, semicondutores automotivos e plataformas elétricas modulares. Esse esforço garantiu escala de produção, domínio da cadeia de suprimentos e capacidade financeira que hoje colocam essas empresas no mesmo nível de montadoras centenárias.

Três frentes, um objetivo

MG Motor — Fundada em 1924 no Reino Unido, a marca renasceu sob o controle da SAIC. O portfólio combina design europeu com engenharia chinesa para oferecer modelos competitivos a custos menores.

Denza — Fruto da joint venture entre Mercedes-Benz e BYD, a marca apresentou no salão o utilitário esportivo Denza B5 e o shooting brake Z9 GT, posicionando-se como rival direta de BMW e Audi no segmento premium elétrico.

Caoa Changan — A parceria entre a brasileira CAOA e a chinesa Changan mostrou o Avatr 012. A aliança une a tecnologia da montadora asiática à estrutura industrial local, abrindo caminho para futura produção nacional.

Ausência de gigantes tradicionais

Volkswagen, General Motors, Nissan, Ford e Audi ficaram de fora da feira. Segundo representantes do setor, três motivos nortearam a decisão:

1) Dificuldades na transição para veículos elétricos, com plataformas atrasadas e custos elevados de bateria, enquanto as chinesas já controlam toda a cadeia.
2) Redefinição de prioridades diante da crise global, favorecendo lançamentos próprios e canais digitais em vez de grandes feiras.
3) Estratégia de evitar comparações diretas com modelos chineses, que hoje oferecem preço, autonomia e conectividade mais competitivos no mercado brasileiro.

Evento espelha nova configuração do mercado

Com menos nostalgia e mais tecnologia, o Salão 2025 apresentou uma indústria voltada a mobilidade elétrica, conectada e de rápida evolução. A forte presença chinesa sinaliza que o Brasil tornou-se laboratório estratégico para expansão global dessas montadoras, que ampliam redes de concessionárias e preparam novas linhas de montagem no país.

O salão encerrou-se reforçando a impressão de que a liderança no segmento elétrico, pelo menos por ora, tem sotaque chinês.

Com informações de Portal iG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

toto macau situs toto situs slot desabet desabet situs slot situs slot situs togel situs toto toto macau situs toto situs toto situs toto situs toto punktoto situs toto KUDAHOKI KUDAHOKI toto macau toto macau situs toto jambitoto situs toto gerhanatoto kudahoki gerhanatoto desabet desabet desabet desabet desabet desabet sahamtoto balislot wargatoto desabet wargahoki situs toto desabet bugistoto desabet desabet desabet slot gacor situs toto slot depo 5k slot gacor slot gacor bandar togel slot gacor judi bola slot gacor slot777 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor toto 4d slot gacor slot88 slot gacor toto slot slot gacor situs toto hongkong pools
  • toto slot/li>
  • hk pools
  • situs slot/li>