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Maio Amarelo: Até Quando o “Boeing” Cairá nas Estradas Brasileiras?

    Na guerra, vidas são ceifadas por ódio ou ideologia. No trânsito, estamos matando por pressa, distração ou irresponsabilidade. A tragédia é que estamos matando pessoas como nós, sem perceber. Esta é uma guerra que podemos encerrar hoje com uma simples mudança de atitude ao compartilharmos o espaço no trânsito. José Aurélio Ramalho, presidente do Conselho do Observatório Nacional de Segurança Viária, destacou essa realidade ao se referir ao Maio Amarelo, uma iniciativa criada por ele em 2014 e apoiada pela ONU, com o objetivo de reduzir o número alarmante de mortes nas ruas e rodovias brasileiras.

    O Alerta do Maio Amarelo

    A luz amarela do Maio Amarelo serve como um alerta para o poder público, sociedade e imprensa, que parecem ter banalizado os mais de 100 mortos diariamente por acidentes de trânsito no Brasil. A comparação é clara: se um Boeing com 200 passageiros cai, há uma comoção geral e manchetes em todo o mundo. No entanto, ninguém se comove com o equivalente a um Boeing caindo a cada dois dias nas estradas brasileiras, resultando em cerca de 40.000 mortos por ano. E esse número pode ser ainda maior, já que as estatísticas falham ao considerar apenas os mortos no local do acidente, ignorando aqueles que falecem nos hospitais nos dias seguintes.

    Responsabilidade e Negligência

    Os acidentes de trânsito no Brasil são frequentemente atribuídos a motoristas de automóveis, caminhões e ônibus, que são os grandes responsáveis pela maioria dos acidentes. As causas são variadas: embriaguez, cansaço, doença, sono, uso de drogas, desatenção, irresponsabilidade e desrespeito às regras básicas de circulação. No entanto, a luz amarela para os motoristas deveria ser vermelha para o poder público e as autoridades de trânsito, que demonstram leniência, negligência, leviandade e irresponsabilidade em relação à segurança veicular.

    Falta de Inspeção Veicular

    Uma das críticas mais contundentes é a ausência de inspeção veicular, que está prevista no Código de Trânsito Brasileiro desde 1998. A inspeção poderia evitar a circulação de veículos sem condições mínimas de segurança. No entanto, o governo não tem coragem de retirar essas sucatas de circulação, temendo a perda de milhões de votos nas eleições seguintes. Como resultado, carros em péssimas condições continuam a circular livremente, colocando em risco a vida de seus ocupantes e de terceiros, além de causar congestionamentos e poluir a atmosfera.

    Infraestrutura e Fiscalização Precárias

    A precariedade da infraestrutura rodoviária e a fiscalização inadequada são outros fatores que contribuem para o alto número de acidentes. Carros, ônibus e caminhões circulam com pneus carecas, falta de faróis e lanternas, e motoristas inabilitados. As cadeirinhas infantis, essenciais para a proteção das crianças, são regulamentadas apenas para automóveis particulares, esquecendo-se dos ônibus, táxis e vans escolares.

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    Motociclistas e Faixas Exclusivas

    Os motociclistas são um grupo particularmente vulnerável, representando seis em cada dez atendimentos do SUS devido a quedas e acidentes. Em 2021, foram criadas faixas exclusivas para motos na cidade de São Paulo, e autorizações provisórias foram concedidas para outras cidades. No entanto, o Senatran ainda não forneceu números, estatísticas ou relatórios sobre a chamada faixa azul, que poderiam permitir sua regulamentação definitiva.

    Conclusão

    Uma postura mais responsável e firme dos órgãos de trânsito poderia evitar que o Brasil, atualmente em terceiro lugar no ranking de acidentes de trânsito, conquiste a indesejada liderança mundial nas catástrofes rodoviárias. O Maio Amarelo é um chamado à ação, um lembrete de que podemos e devemos fazer mais para evitar que o ‘Boeing continue caindo’ a cada dois dias nas vias brasileiras. A mudança começa com cada um de nós, mas exige também um compromisso sério e efetivo do poder público e das autoridades de trânsito.

    Envolvimento e Conscientização

    Se você se preocupa com a segurança no trânsito, envolva-se. Participe das campanhas do Maio Amarelo, compartilhe informações, cobre ações das autoridades e, acima de tudo, adote uma postura responsável ao volante. Juntos, podemos transformar o trânsito em um espaço mais seguro para todos.

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