A montadora chinesa Leapmotor confirmou nesta terça-feira (7) que começará a vender seus veículos no Brasil em novembro. O anúncio ocorreu durante o evento “Nova Era”, promovido pelo grupo Stellantis, que possui participação na empresa.
Estratégia focada em eletrificação
A marca chegará concentrada no segmento de veículos eletrificados e trará ao país o conceito Ultra-Híbrido (REEV), no qual um motor a combustão funciona exclusivamente como gerador para recarregar a bateria. A iniciativa faz parte do plano da Stellantis de ampliar sua oferta de mobilidade elétrica na América do Sul.
Primeiros modelos confirmados
O primeiro lançamento será o SUV C10, que terá duas configurações: uma 100% elétrica (BEV) e outra com propulsão híbrida estendida. Na sequência, a fabricante pretende introduzir o SUV B10. Segundo a Leapmotor, o sistema REEV busca reduzir a chamada “ansiedade de autonomia” ao ampliar o alcance do veículo elétrico.
Parcerias locais
Para viabilizar a operação e a recarga dos automóveis, a companhia utilizará a infraestrutura de parceiros brasileiros, entre eles WEG, GreenV, VoltBras, Zletric, Learning Village, Zallpy e Ituran, responsáveis por soluções de energia, conectividade e segurança.
Joint venture com Stellantis
A chegada da Leapmotor ao país integra a joint venture Leapmotor International BV, criada em 2024 após investimento da Stellantis. O acordo prevê a distribuição global dos veículos da montadora chinesa, começando pela Europa e pela América do Sul, apoiado pelo intercâmbio de pesquisa e desenvolvimento entre as empresas.

Imagem: Internet
Mercado em expansão
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) indicam que os veículos eletrificados representam menos de 15% das vendas totais no Brasil, mas o segmento cresce de forma consistente. A entrada de novas marcas asiáticas deve intensificar a concorrência com fabricantes tradicionais.
Com informações de carros.ig.com.br