Latin NCAP anuncia protocolo mais rígido para veículos vendidos na América Latina a partir de 2026

SÃO PAULO – O Latin NCAP divulgou que adotará um novo protocolo de testes de segurança veicular entre 1º de janeiro de 2026 e dezembro de 2029, elevando o nível de exigência para automóveis comercializados na América Latina.

Quatro áreas permanecem, mas critérios ficam mais severos

As avaliações continuam divididas em proteção de ocupantes adultos, proteção infantil, proteção a pedestres e usuários vulneráveis, e sistemas de assistência à segurança. Entretanto, o rigor para obter estrelas será significativamente maior.

Proteção de adultos: impactos mais fortes e novo dummy

Nos testes para adultos, os impactos lateral e lateral de poste terão velocidades superiores e barreiras mais pesadas. Além disso, estreia um manequim com maior precisão biomecânica. A análise do banco traseiro ganha relevância, incorporando ensaios de chicote cervical e novos parâmetros para cintos e sistemas de retenção. Modelos com centro de gravidade elevado também passarão por verificação exploratória de resistência do teto em capotagens, item exclusivo do Latin NCAP entre os programas NCAP.

Novas exigências para proteção infantil

O protocolo substituirá o manequim de 18 meses por um “dummy de 10 anos” nos testes frontal e lateral, ampliando o escopo de avaliação. Ausência de ancoragens ISOFIX ou i-Size, bem como impossibilidade de desligar o airbag do passageiro dianteiro, prejudicará fortemente a pontuação. Sistemas de detecção de crianças esquecidas no interior do veículo passam a valer pontos adicionais.

Pedestres, ciclistas e AEB em foco

Para reduzir riscos fora do habitáculo, a exigência de desempenho estrutural e de frenagem autônoma de emergência (AEB) aumenta. Agora, o Latin NCAP inclui cenários noturnos e reconhecimento de ciclistas nos testes.

Sistemas de assistência ampliados

O tradicional teste do alce ocorrerá em velocidade maior e falhas serão penalizadas. Tecnologias como monitoramento de atenção do motorista, aviso avançado de uso do cinto e conector para bafômetro poderão gerar pontos extras. Por outro lado, veículos sem limitador de velocidade ou sistemas de informação de velocidade máxima (ISA) não conseguirão atingir a pontuação máxima.

Estrelas mais difíceis e validade dos resultados antigos

Como já acontece, o menor desempenho entre as quatro áreas definirá a classificação final. Resultados obtidos em protocolos anteriores continuam válidos, sempre vinculados ao ano em que foram emitidos. O Latin NCAP afirma que as montadoras foram informadas sobre as mudanças desde 2021 e trabalham nos novos parâmetros.

Com informações de iG Carros

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