São Paulo – A Lamborghini anunciou que o Temerario, segundo integrante da linha híbrida de alto desempenho (HPEV), começará a ser entregue no Brasil com preço inicial de R$ 5,8 milhões.
Apresentado originalmente na Monterey Car Week 2024, o superesportivo terá entre 10 e 15 unidades destinadas ao mercado brasileiro. O valor pode subir com opcionais como a pintura verde exclusiva (R$ 50 mil) e o pacote Alleggerita, focado em redução de peso e eficiência aerodinâmica, que acrescenta cerca de R$ 1 milhão.
Conjunto híbrido de 920 cv
O Temerario inaugura uma nova motorização na marca. O V8 4.0 biturbo desenvolvido em Sant’Agata Bolognese alcança 10.000 rpm, entregando 800 cv entre 9.000 e 9.750 rpm. Entre o propulsor a combustão e a transmissão está um motor elétrico de fluxo axial, responsável por eliminar o atraso de resposta e preencher o torque em acelerações.
No eixo dianteiro, outros dois motores elétricos completam o sistema de tração integral inteligente, permitem vetorização de torque e possibilitam rodar apenas no modo elétrico por até 11 km. A potência combinada atinge 920 cv, com 74,4 kgfm de torque.
Estrutura leve e aerodinâmica ativa
Construído sobre um chassi de alumínio de alta resistência, o modelo ganhou rigidez torsional elevada e peso reduzido. A carroceria traz elementos como entradas de ar integradas, faróis com túneis aerodinâmicos e asa traseira fixa, complementados por difusor profundo.
Quatro modos de condução
No modo Città, o carro opera em silêncio, priorizando deslocamentos urbanos. Strada equilibra conforto e desempenho, enquanto Sport e Corsa liberam toda a potência, acompanhados de assinatura sonora específica calibrada pela marca.
Interior “Feel like a pilot”
O cockpit segue inspirado na aviação, com painel digital configurável, central multimídia voltada à telemetria e comandos físicos para seleção de modos. Materiais como alumínio, fibra de carbono e revestimentos premium compõem o ambiente.
Imagem: estes e pelo universo automotivo
Pacote Alleggerita
Disponível por aproximadamente R$ 1 milhão, o Alleggerita inclui asa de maior pressão, splitter dedicado, difusor 70% maior e componentes leves em CFRP e policarbonato. O conjunto eleva a força descendente traseira em até 158% em relação ao Huracán EVO e reduz até 25 kg do peso total.
A bateria de íons de lítio de 3,8 kWh está posicionada no túnel central para manter o centro de gravidade baixo. Em frenagens, os três motores elétricos recuperam energia, aliviando a atuação dos freios convencionais.
As primeiras unidades devem chegar aos compradores brasileiros a partir do próximo ano, marcando a conclusão do processo de hibridização da Lamborghini.
Com informações de Portal iG