A LENDÁRIA Lamborghini Miura S: O verdadeiro começo da Lamborghini. Único no Brasil!
Hoje é um dia muito especial para os entusiastas de automóveis, especialmente para os fãs da Lamborghini. Estamos diante de uma verdadeira lenda automotiva: a Lamborghini Miura S. Este carro não é apenas um ícone de design e engenharia, mas também um marco na história da Lamborghini, sendo considerado o verdadeiro começo da marca no segmento de supercarros. E o mais incrível? Este exemplar é único no Brasil!
O Encontro com Heróis de Infância
O dia de hoje é particularmente significativo, pois foi neste dia que conheci vários dos meus heróis de infância. Entre eles, a Lamborghini Miura S se destaca como um dos carros que redefiniram o conceito de supercarro. A emoção de estar ao lado deste veículo é indescritível, e neste artigo, vou compartilhar o máximo de detalhes possíveis sobre esta obra-prima automotiva.
O Nascimento de um Ícone
Estamos no final da década de 60. Ferruccio Lamborghini já havia lançado alguns modelos no mercado, mas estava mais interessado em carros com um formato mais GT, de motor central, grande desempenho e ótimo para pistas. Foi então que um surto de criatividade tomou conta da equipe de projetistas e engenheiros da Lamborghini, resultando na criação de um novo conceito de carro: o supercarro.
A Lamborghini Miura S foi o resultado desse estudo e reconfiguração. Com um motor central traseiro, carroceria leve e ágil, e um design revolucionário, a Miura estabeleceu uma nova categoria que é famosa até hoje.
Design Externo: Beleza e Funcionalidade
O design da Lamborghini Miura S é assinado pelo estúdio Bertone, responsável por diversas carrocerias icônicas da marca. A dianteira do carro apresenta um design anatômico com formas orgânicas, lembrando o corpo humano. Os faróis redondos, com uma espécie de “rímel” que simula cílios, conferem uma feminilidade única ao carro.
O lip frontal e os faróis de neblina quadrados, juntamente com as luzes de pisca e os radiadores inclinados, completam a dianteira elegante e funcional. O símbolo da Lamborghini, com seu touro em relevo, adiciona um toque de profundidade e autenticidade.
Perfil Lateral: Linhas Fluídas e Proporções Perfeitas
O perfil lateral da Miura é igualmente impressionante. A linha de cintura baixa, a curvatura do para-brisa e a inclinação da coluna A criam uma silhueta fluida e aerodinâmica. As aletas na coluna B e a maçaneta integrada são detalhes que destacam a atenção meticulosa ao design.
As rodas Campagnolo, com sistema de cubo rápido central e design geométrico, complementam a estética esportiva do carro. O sistema de suspensão de duplo A e os freios a disco com pinças de quatro pistões garantem um desempenho de pista excepcional.
Traseira: Funcionalidade e Estilo
A traseira da Miura é um espetáculo à parte. As aletas de persiana ajudam a irradiar o calor do motor, enquanto o pequeno spoiler integrado melhora a aerodinâmica. As lanternas traseiras e as ponteiras de escapamento cromadas adicionam um toque de sofisticação.
O compartimento de porta-malas integrado e o logo da Lamborghini, juntamente com o nome Miura estilizado, completam a traseira icônica deste supercarro.
Interior: Ergonomia e Detalhes Luxuosos
O interior da Miura é um exemplo de ergonomia e luxo. Os bancos simples, mas confortáveis, e a posição de dirigir com joelhos levantados proporcionam uma experiência de condução única. O volante, com sistema de Peão e cremalheira, oferece uma resposta precisa e direta.
O console central, com o icônico câmbio grelha, é um dos destaques do interior. A manopla inclinada e os comandos firmes garantem uma operação precisa. Os instrumentos da Jaeger, incluindo temperatura de água e óleo, pressão de óleo e nível de combustível, são dispostos de forma a facilitar a leitura durante a condução.
Motor e Transmissão: Engenharia de Ponta
O coração da Lamborghini Miura S é um motor V12 de 3.9 litros, projetado para competir com os melhores da época. Com duplo comando de válvulas e carburadores Weber, este motor oferece uma potência impressionante e um som inconfundível.
A transmissão, integrada ao motor, utiliza o mesmo óleo para lubrificação, uma solução inovadora para a época. A equalização dos carburadores é uma tarefa delicada, mas essencial para garantir o desempenho ideal do motor.
Conclusão: Um Ícone Atemporal
A Lamborghini Miura S não é apenas um carro; é uma obra de arte, um marco na história automotiva e o verdadeiro começo da Lamborghini no segmento de supercarros. Cada detalhe, desde o design exterior até a engenharia do motor, reflete a paixão e a inovação que definem a marca.
Ter a oportunidade de estar ao lado deste ícone e compartilhar suas nuances e peculiaridades é um privilégio. E quem sabe, um dia, possamos até ouvir o ronco deste motor e dar uma volta nesta lenda sobre rodas. Até lá, continuamos a admirar e celebrar a Lamborghini Miura S, um verdadeiro tesouro automotivo.