A Stellantis confirmou que o Jeep Avenger será produzido no Estado do Rio de Janeiro e chegará às concessionárias em 2026, posicionando-se como o modelo mais barato da marca no mercado brasileiro.
Plataforma e dimensões
Construído sobre a plataforma modular Smart Car (antiga CMP), o Avenger mede 4,084 m de comprimento, 1,776 m de largura, 1,528 m de altura e 2,560 m de entre-eixos. Com essas proporções, concorre diretamente com Fiat Pulse, Renault Kardian e o futuro Volkswagen Tera.
Configurações vendidas na Europa
No mercado europeu, o utilitário esportivo oferece três opções de trem de força:
- Motor 1.2 turbo de 100 cv com câmbio manual de seis marchas;
- Versão híbrida leve de 48 V com transmissão de dupla embreagem e seis marchas;
- Configuração 4xe, com tração integral, totalizando 145 cv ao combinar o motor a combustão a um propulsor elétrico de 29 cv.
Conjunto destinado ao Brasil
Para o mercado nacional, a Jeep descartou o uso de motores Firefly aspirados. O Avenger deverá adotar o propulsor GSE 1.0 turbo flex, que rende 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, além de 20,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio CVT com sete marchas virtuais.
A marca planeja ainda incluir um sistema híbrido leve de 12 V, já usado por Peugeot 208 e 2008, além dos Fiat Pulse e Fastback, para melhorar a eficiência energética.

Imagem: Internet
Possível evolução
Após a estreia da versão híbrida leve, o Avenger poderá receber uma configuração 100% elétrica em anos posteriores, de acordo com o planejamento global da Jeep.
Com informações de Notícias Automotivas