A Hyundai encerrou em 2022 a produção do HB20X, versão crossover derivada do hatch HB20 que chegou ao mercado brasileiro há pouco mais de uma década. O modelo foi revelado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2012, e começou a ser vendido em janeiro de 2013.
Primeira fase (2013-2015)
Desde o lançamento, o HB20X utilizava o motor 1.6 16V de 128/122 cv, oferecido nos acabamentos Style, com opções de câmbio manual ou automático, e Premium, sempre automático. Em outubro de 2013, a versão Premium passou a oferecer sistema multimídia como opcional.
Entre as diferenças em relação ao HB20 convencional estavam para-choques com acabamento preto, grade exclusiva, faróis de neblina redesenhados, máscara negra com detalhes cromados, difusores de ar nos para-choques traseiros e suspensão elevada em 511 mm. Pneus de uso misto, frenagem de emergência automática e sensor de mudança de faixa completavam o pacote de itens voltados ao uso fora de estrada leve. Os principais rivais eram Citroën C3 Aircross, Renault Sandero Stepway e Volkswagen CrossFox.
Reestilização (2015)
Em outubro de 2015, o HB20X recebeu sua primeira atualização visual e passou a ser o único da linha HB20 equipado com direção elétrica. Todas as versões com motor 1.6 ganharam câmbio de seis marchas, tanto manual quanto automático.
Mudança de geração (2019)
Quando a família HB20 foi renovada em 2019, o HB20X também evoluiu para a segunda geração, mantendo exclusivamente o propulsor 1.6 16V. Mesmo com soluções mais modernas, o modelo registrava participação modesta no portfólio da marca.
Últimos anos e fim da produção
Em 2021, o HB20X somou cerca de 9 mil unidades emplacadas, representando aproximadamente 10 % das vendas totais do HB20. Com volume considerado baixo, a Hyundai encerrou a fabricação do crossover em 2022; à época, os preços ficavam abaixo de R$ 100 mil.

Imagem: Internet
Após a saída de linha, restaram no catálogo apenas HB20 (hatch) e HB20S (sedã). A montadora justificou a decisão afirmando que concentraria esforços nesses modelos e no SUV Creta, que ganhava força no mercado. A retração não atingiu apenas o Hyundai: todo o segmento de crossovers compactos mostrava queda nas vendas.
Legado
O HB20X deixou sua marca como o primeiro integrante da família a receber motor 1.0 turbo e serviu de base para o desenvolvimento de tecnologias que chegaram depois ao Creta.
Com informações de iG Carros