Fabricado em Piracicaba (SP) desde 2012, o Hyundai HB20 atravessou três gerações e segue, em 2025, entre os modelos mais emplacados do país. O compacto se consolidou graças à combinação de mecânica confiável, eficiência energética nas versões 1.0 e sucessivas atualizações de design e tecnologia.
Primeira geração (2012-2019)
Lançado em setembro de 2012 e à venda a partir de outubro, o HB20 estreou no mercado nacional com 70% das peças produzidas localmente. A configuração de entrada custava R$ 31.900 e oferecia motor 1.0 de três cilindros, ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas e airbag para o motorista.
No primeiro trimestre completo de vendas, em 2012, o hatch registrou 22.051 unidades. Em 2013, saltou para 122.320 emplacamentos e alcançou o 8.º lugar no ranking nacional. Ainda nesse ano, chegaram as variações HB20X (crossover) e HB20S (sedã).
Edições especiais marcaram a fase inicial. A série Copa do Mundo 2014 teve 4.200 unidades, com destaque para TV digital a bordo, recurso raro na época. Outra tiragem limitada, chamada For You, trouxe rodas de liga leve de 15”, bancos em couro e retrovisores com repetidores de seta (5.000 unidades).
O motor 1.0 turbo de 105 cv – utilizando conceito de downsizing – apareceu em 2016. Nesse ano, o modelo vendeu 121.616 unidades e ficou em segundo lugar geral, atrás apenas do Chevrolet Onix.
Segunda geração (2019-2023)
A nova linha chegou em setembro de 2019, com estilo revisto e motor 1.0 turbo de injeção direta, agora com 120 cv e 17,5 kgfm. O preço inicial passou a R$ 46.490. Direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos e regulagem de altura do banco do motorista eram itens de série.
Apesar das críticas ao desenho da grade, o HB20 recuperou terreno e liderou as vendas nacionais em 2021 e 2022, embora sem repetir a marca de 100 mil unidades anuais.
Imagem: Internet
Reestilização de 2023 e linha atual
Em 2023, o hatch recebeu mudanças visuais internas e externas, adotou painel parcialmente digital, carregador de celular por indução e novos materiais de acabamento. A versão de entrada passou a custar R$ 76.690, já com seis airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e outros recursos de segurança.
As configurações superiores acrescentaram funções semiautônomas, como frenagem de emergência, monitor de ponto cego, centralização em faixa, alerta de tráfego traseiro e farol alto automático. A opção mais completa foi batizada de Platinum Safety.
Atualmente, o modelo segue disponível com motor 1.0 aspirado de 80 cv (etanol) ou 1.0 turbo de 120 cv (etanol) com injeção direta, mantendo o HB20 entre os líderes do mercado nacional.
Com informações de iG Carros