A Honda anunciou no Salão do Automóvel de 2025 que o Prelude voltará a ser comercializado no mercado brasileiro. Ícone dos anos 1990, o cupê renasce com visual totalmente reformulado, cabine digital e sistema híbrido de 203 cv, mantendo, porém, a silhueta baixa que consagrou o modelo original.
Design segue linhas atuais da marca
Com cerca de 4,5 m de comprimento, 1,35 m de altura e entre-eixos de 2,60 m, o novo Prelude é menor que o Civic do qual deriva. A frente em formato de cunha, grade fechada e laterais de cintura baixa priorizam a aerodinâmica. Na traseira, o vidro inclinado e o porte compacto remetem aos cupês modernos, enquanto a posição de dirigir continua baixa, como no esportivo dos anos 1990.
Cabine digital substitui painel analógico
O interior troca o cluster analógico do antigo Prelude por telas digitais herdadas do Civic atual. Recursos de assistência, modos de condução e seletor que simula trocas de marcha acompanham materiais de melhor qualidade. Apesar da modernização, a ergonomia mantém foco no motorista.
Conjunto híbrido de 203 cv prioriza uso diário
O powertrain une um motor 2.0 ciclo Atkinson a dois motores elétricos—um gerador e outro de tração—entregando 203 cv e 32,1 kgfm. A transmissão eCVT foi recalibrada para imitar mudanças de marcha e tornar a condução mais envolvente. Segundo testes internacionais, o cupê faz até 22 km/l, acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 s e atinge quase 200 km/h.
Diferenças em relação ao clássico dos anos 1990
No passado, o Prelude chamava atenção pelo motor 2.2 VTEC aspirado de 197 cv e pelo sistema de esterçamento das quatro rodas, que ressaltavam o caráter esportivo. A nova geração, embora menos agressiva, busca aliar desempenho a eficiência, visando um uso mais versátil no dia a dia.
Imagem: estes e pelo universo automotivo
O lançamento comercial do veículo no Brasil está previsto para 2026, com preços e versões ainda não divulgados pela montadora.
Com informações de carros.ig.com.br