Incêndios em carros elétricos são um problema que bombeiros do mundo todo estão tentando resolver. Por causa disso, o Corpo de Bombeiros de São Paulo lançou uma consulta pública visando criar uma regulamentação para vagas e carregadores de carros elétricos.
Entre as propostas estão regulamentações para a instalação de carregadores e segurança estrutural, como equipamentos que desliguem os carregadores estando entre 20 e 40 metros do aparelho.
Os pontos mais polêmicos da proposta estão nas vagas. Uma alternativa apresentada é o distanciamento de cinco metros de qualquer outro veículo. Há também a alternativa de fazer paredes corta-fogo entre os veículos.
Em garagens cobertas, a proposta é também instalar chuveiros automáticos com detectores de fumaça. A proposta também quer proibir carregadores em estacionamentos onde os carros ficam em área de difícil acesso.
Caso seja aceito, o parecer dá prazo de um ano para que as adequações sejam feitas. Edifícios já licenciados para ter carregadores precisariam atualizar os pareceres.