Geely EX2 desembarca no Brasil com preços agressivos e motor traseiro de 116 cv

A Geely iniciou as vendas do hatch compacto elétrico EX2 no mercado brasileiro. O modelo, fruto da parceria global entre a fabricante chinesa e a Renault, chega em duas versões: Pro, por R$ 123.990, e Max, por R$ 136.990. Durante o período de lançamento, esses valores caem para R$ 119.990 e R$ 135.100, respectivamente.

Posicionamento e concorrência

Com a tabela promocional, o EX2 passa a disputar espaço direto com elétricos da mesma categoria, como BYD Dolphin, GWM Ora 3 e Chevrolet Spark, todos na faixa de R$ 150 mil a R$ 160 mil. O preço também o coloca próximo ao líder de vendas entre elétricos, o BYD Mini Dolphin, que parte de R$ 118.990.

Conjunto mecânico

O EX2 utiliza motor traseiro de 116 cv e 15,3 kgfm, superior aos 95 cv do BYD Dolphin e aos 101 cv do Chevrolet Spark. A tração traseira possibilita um porta-malas dianteiro de 70 litros e, em conjunto com a suspensão multilink na traseira, promete comportamento dinâmico acima da média para compactos. Segundo a Geely, o hatch atinge até 140 km/h, acelera de 0 a 60 km/h em 3,9 s e de 0 a 100 km/h em 10,2 s.

Bateria e autonomia

A bateria de 39,4 kWh garante autonomia de até 289 km no ciclo do InMetro. A marca não divulgou tempo de recarga, mas confirma que a configuração atual é a mesma oferecida na China, onde o modelo — comercializado como Geome Xingyuan — registra média de 50 mil unidades mensais.

Dimensões e capacidade

O EX2 mede 4,14 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,58 m de altura e possui entre-eixos de 2,65 m. O porta-malas traseiro leva 375 litros, complementados pelo compartimento frontal. Pneus 205/65 R15 equipam a versão Pro, enquanto a Max usa 205/60 R16.

Interior e equipamentos

A cabine traz central multimídia de 14,6 pol com comandos de voz, espelhamento de smartphones e projeção da câmera de 540º. O painel de instrumentos digital de 8,8 pol exibe autonomia, carga da bateria e velocímetro. Seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e farol alto automático são itens de série.

Estrategia de mercado

A Geely mira volume para fortalecer a rede de concessionárias e já planeja produzir o EX2 no complexo de São José dos Pinhais (PR) a partir de 2026. A planta também deverá fabricar modelos elétricos e híbridos das duas marcas; um dos projetos previstos é a versão híbrida do SUV Renault Boreal.

Primeiras impressões dinâmicas

Durante apresentação à imprensa, a montadora destacou o raio de giro de 9,90 m e o comportamento neutro em manobras de slalom, pontos atribuídos à ausência de tração na dianteira. A arquitetura traseira reduz o esforço na direção e limita o balanço da carroceria em acelerações.

Com preços competitivos, pacote tecnológico completo e proposta de produção nacional, o Geely EX2 busca emplacar cerca de 1.500 unidades mensais, de acordo com projeções internas da empresa.

Com informações de MotorDream

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