A chinesa GAC chamou a atenção no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, realizado em novembro, ao apresentar o GOVY AirCab, seu primeiro veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) exibido pela primeira vez no país.
Características do GOVY AirCab
Revelado originalmente no Salão Internacional do Automóvel e Expo da Cadeia de Suprimentos de Hong Kong 2025, o modelo marca a entrada oficial da empresa na mobilidade aérea. O eVTOL utiliza seis conjuntos de rotores superiores, cada um com duas hélices, lembrando um drone de grande porte.
O AirCab emprega baterias cilíndricas de alta densidade capazes de receber carga completa em 30 minutos — tempo equivalente à sua autonomia de voo. A cabine para duas pessoas oferece conectividade 5G, assistente inteligente, controle de temperatura, sistema de fragrâncias e som ambiente. As portas em estilo asa de gaivota reforçam o apelo visual.
Construído com mais de 90% de fibra de carbono aeroespacial, o veículo apresenta redução de peso superior a 30%. A operação é totalmente autônoma: o sistema de condução Nível 4 processa mais de 500 TOPS e identifica obstáculos a até 300 metros, dispensando comandos de piloto. Em caso de falha dos propulsores, o projeto permite a separação entre cabine e chassi para garantir pouso controlado.
Superesportivo Hyptec SSR
Além do eVTOL, a GAC exibiu o Hyptec SSR, superesportivo elétrico já mostrado no Festival Interlagos Carros 2025. Equipado com três motores (um dianteiro e dois traseiros), o cupê entrega 1.224 cv e mais de 125 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 1,9 segundo.
Imagem: Internet
A bateria de 74,7 kWh oferece autonomia superior a 500 km pelo ciclo chinês CLTC, enquanto a plataforma de 900 V viabiliza recargas rápidas. O modelo traz carroceria em fibra de carbono sobre chassi de alumínio, portas do tipo tesoura, aerofólio retrátil, rodas de 21 polegadas e interior para duas pessoas, com painel digital e tela multimídia central.
Apesar da recepção positiva, a empresa afirmou que não há, por enquanto, planos de comercialização do Hyptec SSR no mercado brasileiro.
Com informações de carros.ig.com.br