Desenvolvido em 1940 pelo designer e vice-presidente da General Motors, Harley Earl, o Futurliner foi concebido para apresentar ao público as inovações que a montadora imaginava para as décadas seguintes. O modelo misturava características de caminhão e ônibus, trazia equipamentos como televisão, micro-ondas e som estéreo — itens que ainda levariam anos para se popularizar — e servia como palco itinerante de demonstrações tecnológicas.
Projeto robusto
Cada unidade pesava mais de 12 toneladas e recebia um motor Detroit Diesel de 120 cv. A carroceria contava com 19 portas e oito rodas distribuídas em dois eixos. O sistema hidráulico, porém, enfrentava dificuldades para girar o conjunto, e os freios, instalados em cada roda, mostraram-se insuficientes: após uma colisão entre dois veículos, foi determinada distância mínima de 90 m entre eles durante as viagens.
Ao todo, 12 Futurliners foram construídos; nove ainda existem. Um deles foi arrematado em 2006 por US$ 4,1 milhões, montante que corresponderia a cerca de US$ 35 milhões hoje, ou mais de R$ 186 milhões.
Detalhes de bordo
Na dianteira, um logotipo dourado da GM e quatro faróis chamavam a atenção. O acesso era feito por duas portas frontais com escada interna, que levava a uma cabine para apenas três ocupantes. O teto recebia um sistema de iluminação retrátil.
O trem de força incluía dois tanques de diesel, cada um com 170 litros. Nas primeiras unidades, a velocidade máxima era de 64 km/h. Em 1953, o veículo ganhou motor GMC 302 ci de seis cilindros e nova caixa de marchas, elevando o limite a 80 km/h.
Parade of Progress
A estreia dos Futurliners ocorreu na Feira Mundial de Nova York de 1939, que apresentou novidades como as primeiras televisões e o nylon. Após o evento, os veículos passaram a integrar a caravana Parade of Progress, acompanhados por 32 automóveis de apoio.

Imagem: Internet
A turnê realizou cerca de 150 paradas nos Estados Unidos e no Canadá entre 1940 e 1941, sendo interrompida pela Segunda Guerra Mundial. O projeto voltou à estrada em 1953 e, em 1955, uma linha de montagem em miniatura chamada “A Car is Born” foi instalada dentro de um dos Futurliners. A caravana terminou em 1956, em parte devido à rápida popularização da televisão, tecnologia que o próprio show ajudou a divulgar.
Estima-se que a Parade of Progress tenha atraído aproximadamente 13 milhões de pessoas em quase 300 cidades.
Com informações de Carros iG