A Foton iniciou as vendas da picape Tunland V9 no mercado brasileiro. Oferecida por R$ 309.900, a novidade chega com dimensões de modelo full size, mas posicionada na faixa de preço das picapes médias.
Visual remete a modelos norte-americanos
A dianteira exibe traços semelhantes aos da Ram 1500, enquanto a traseira lembra a Ford F-150, principalmente nas lanternas e na tampa da caçamba. Faróis de LED, detalhes cromados, rodas de 18 polegadas calçadas com pneus de uso misto e molduras das caixas de roda com parafusos aparentes reforçam a proposta de robustez. Degraus laterais auxiliam o acesso à cabine elevada.
Mecânica combina diesel e eletrificação leve
O conjunto motriz é formado por um motor 2.0 turbodiesel Cummins associado a um sistema híbrido-leve de 48 volts, tecnologia destinada a reduzir o turbo lag e o consumo de combustível. A potência declarada é de 175 cv, com torque aproximado de 45 kgfm. O câmbio é automático ZF de oito marchas, e a picape conta com tração 4×4 com reduzida, modos de condução e bloqueio do diferencial traseiro.
Capacidade de carga
A caçamba comporta 1.379 litros e permite transportar até uma tonelada. A tampa, alta em relação ao solo, possui amortecedores para abertura suave e degrau embutido para facilitar o acesso.
Interior e equipamentos
Por dentro, o painel adota desenho inspirado em modelos da Mercedes-Benz, com telas digitais e acabamento que combina materiais macios e detalhes em metal. Entre os itens de conforto estão bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, carregador de celular por indução, ar-condicionado de duas zonas e teto panorâmico com abertura. Nos bancos traseiros, há saídas de ar, tomadas de 200 volts e espaço amplo para as pernas.
A lista tecnológica inclui câmeras 360°, piloto automático adaptativo, assistente de descida em rampa e outras assistências de condução. O multimídia, porém, apresenta reflexos intensos e, no caso de smartphones Android, requer um aplicativo extra que espelha a tela e gera aquecimento. Para usuários de iPhone, o Apple CarPlay com conexão por cabo funciona normalmente.

Imagem: estes e pelo universo automotivo
Desempenho e consumo
Com peso em torno de 2,3 toneladas, a Tunland V9 acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 13 segundos. A proposta prioriza eficiência: no ciclo urbano, a média registrada foi de 9,6 km/l. Dependendo das regras locais, o sistema híbrido-leve pode garantir benefícios como isenção de rodízio e vantagens fiscais.
A Foton pretende conquistar espaço entre consumidores que buscam porte avantajado, acabamento sofisticado e baixo consumo, ainda que o desempenho fique atrás de algumas rivais na mesma faixa de preço.
Com informações de carros.ig.com.br