28 de novembro de 2025 – O Ford Territory, utilitário-esportivo de origem chinesa, passa a ser vendido no Brasil apenas na versão Titanium, por R$ 215.000. O modelo chega com visual atualizado e pacote de equipamentos equivalente aos oferecidos por Volkswagen Taos Highline, Jeep Compass Série S e Renault Boreal Iconic, todos na faixa dos R$ 230 mil.
Rede enxuta é desafio
Importado da JMC (Jiangling Motors Corporation), o SUV médio-compacto conta com pouco mais de 100 concessionárias no país. Em comparação, a Jeep possui cerca do dobro, a Renault triplica esse número e a Volkswagen dispõe de uma rede cinco vezes maior.
Estilo revisto
A dianteira adota grade retangular que se estende até faróis afilados, com luzes de LED em formato de “pálpebra”. Faixas em preto brilhante descem a partir dos conjuntos ópticos, lembrando “lágrimas”. Nas laterais, há molduras plásticas nos arcos das rodas e rodas de liga leve de 19 polegadas. Na traseira, as lanternas horizontais mantêm desenho discreto.
Interior espaçoso
O painel traz linhas simples, plásticos de toque macio e detalhes metálicos. Os bancos, revestidos em couro sintético, são amplos. Duas telas de 12 polegadas compõem o painel de instrumentos e o sistema multimídia. No volante, os botões acumulam múltiplas funções, dependendo da seleção feita pelo motorista.
Conjunto mecânico
O Territory utiliza motor 1.5 EcoBoost de quatro cilindros, com 169 cv e 25,5 kgfm, associado a câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, sempre com tração dianteira. A transmissão não é a PowerShift, e o propulsor não adota a correia imersa em óleo que equipava outros modelos da marca.
Imagem: Internet
Comportamento ao volante
Segundo a Ford, o câmbio privilegia a condução suave em vez de desempenho. Direção, suspensão e freios têm calibração focada no conforto, filtrando bem imperfeições do piso. O isolamento acústico não é total, mas fica dentro do esperado para o segmento.
Com boa oferta de espaço interno e valor abaixo de rivais diretos, o Ford Territory aposta no custo-benefício para disputar mercado com utilitários mais modernos e marcas que contam com rede de atendimento maior.
Com informações de MotorDream