A Ford Ranger XL 2024 chega ao mercado brasileiro com um preço que promete competir diretamente com grandes nomes do segmento de picapes, como a Toyota Hilux, a Chevrolet S10 e a Mitsubishi L200. Com um valor inicial sugerido de R$ 205.000, a Ranger XL 2024 se posiciona como a opção mais acessível para quem busca uma picape média robusta e eficiente para o trabalho pesado.
Design e Características Externas
Visualmente, a Ford Ranger XL 2024 se diferencia das versões mais caras por detalhes como o para-choque sem pintura e a grade em plástico natural. O conjunto ótico é simples, com lâmpadas halógenas, e embora não conte com faróis em LED, possui máscara negra que confere um visual mais agressivo. De perfil, nota-se a ausência de rodas de liga leve, sendo equipada com rodas de ferro de 16 polegadas e pneus de uso misto, além de feixe de molas robusto na traseira, sem estribos e com uma altura elevada, reforçando seu caráter de veículo de trabalho.
Interior e Conforto
O interior da Ranger XL 2024 é simples, mas funcional. Os bancos têm uma padronagem em cinza escuro e são revestidos com um tecido mais grosso e resistente, ideal para o uso diário intenso. O espaço interno é adequado, com bom espaço para cabeça e pernas, e a cabine conta com itens como vidros elétricos e direção elétrica ajustável em altura e profundidade. Apesar de não ter saídas de ar traseiras ou portas USB para os passageiros do banco de trás, a picape oferece o essencial para o conforto dos ocupantes.
Desempenho e Eficiência
Sob o capô, a Ranger XL 2024 é movida por um motor 2.0 turbo diesel de 170 cavalos e 41 kg de torque, acoplado a um câmbio manual de seis velocidades. Este conjunto mecânico promete ser eficiente e adequado para a proposta da picape, com um comportamento dinâmico satisfatório e um consumo de combustível interessante, marcando 10.2 km/l na cidade e 11 km/l na estrada.
Tecnologia e Segurança
A Ford não economizou na tecnologia para a Ranger XL 2024. O modelo conta com um painel digital de 8 polegadas, chave canivete, sensor crepuscular para acionamento automático dos faróis e uma central multimídia com a maior tela da categoria, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. No entanto, a picape peca por não oferecer sensor de estacionamento traseiro ou câmera de ré, itens que seriam bem-vindos para auxiliar nas manobras.
Conclusão: Vale a Pena?
Para quem busca uma picape média robusta e com preço competitivo, a Ford Ranger XL 2024 é uma opção que merece atenção. Com características voltadas para o trabalho pesado e um preço que desafia concorrentes como Hilux, S10 e L200, a Ranger XL se apresenta como uma escolha racional para quem precisa de uma ferramenta confiável no dia a dia. Embora tenha algumas ausências em termos de conforto e tecnologia, seu conjunto mecânico e capacidade de carga compensam, tornando-a uma forte candidata no segmento de picapes médias no Brasil.